Eleições

Lula é eleito presidente; Eduardo Leite é reeleito governador

Confira a cobertura realizada pelo Grupo RSCOM nas Eleições 2022

Grupo RSCOM terá cobertura especial no segundo turno
Grupo RSCOM terá cobertura especial no segundo turno


O Grupo RSCOM realiza programação especial no 2° turno das Eleições 2022.

Acompanhe as informações atualizadas minuto a minuto (atualizado às 22h57)

Presidente:

100% das seções totalizadas

Lula (PT) – 60.345.999 votos / 50,90% (ELEITO)

Jair Bolsonaro (PL) – 58.206.354 votos / 49,10%

Governador:

100% das seções totalizadas

Eduardo Leite (PSDB) – 3.687.126 votos / 57,12% (REELEITO)

Onyx Lorenzoni (PL) – 2.767.786 votos / 42,88%

+ Mais de 156 milhões de brasileiros voltam às urnas neste domingo

Carlos Barbosa

O domingo de eleições iniciou tranquilo nas 72 seções espalhadas pelo município que conta com cerca de 22 mil pessoas aptas a votar. De acordo com informações do Cartório Eleitoral, durante a manhã houve uma substituição de urna, na seção localizada na Escola Carlos Barbosa.

Confira os números no link abaixo:

+ Carlos Barbosa: 74,59% Bolsonaro; 58,02% Onyx

Conforme o Juiz Eleitoral da 152ª Zona Eleitoral, que além de Carlos Barbosa compõe os municípios de Barão, Salvador do Sul e São Pedro da Serra, apesar de o pleito transcorrer de forma tranquila ao menos duas ocorrências foram registradas.

+ Não votei, e agora? Saiba como justificar seu voto 

Em Barão, houve denúncia de boca de urna. O caso está sendo apurado pela polícia. Em Carlos Barbosa, a ameaça de um eleitor que fazia propaganda eleitoral em desfavor de um fiscal teve o atendimento da Brigada Militar, que elaborou um Termo Circunstanciado

+ Chega a 2.630 total de urnas eletrônicas substituídas no país

Trânsito: Barbosa terá alteração até às 19h, período de devolução das urnas. A Rua Buarque de Macedo será fechada, no trecho da rótula Santa Clara até a Rua Getúlio Vargas. Agentes de trânsito auxiliarão, realizando a orientação do trânsito.

+ Eleitores que não votaram no primeiro turno podem ir às urnas neste domingo

O município também terá alteração no trânsito, das 16h às 19h, período de devolução das urnas. A Rua Buarque de Macedo será fechada, no trecho da rótula Santa Clara até a Rua Getúlio Vargas. Agentes de Trânsito auxiliarão, realizando a orientação do trânsito.

Foto: Lilian Donadelli / Grupo RSCOM

Caxias do Sul

A fiscalização de Trânsito bloqueou totalmente a Rua Garibaldi entre as ruas Pinheiro Machado e Bento Gonçalves, em frente ao Cartório Eleitoral. Caxias do Sul teve sete urnas substituídas até o início da tarde. Confira os locais:

  • Luciano Corsetti (seção 404) , Lá Salle Carmo (seção 307) e Madre Assunta (seção 458) na 16ª Zona
  • Sete de Setembro (seção 319) e Erny de Zorzi (seção 215 e 216) na Zona 169
  • Escola Ivanyr Euclinia Marchioro (seção 567) na Zona 136

Desde a noite da última sexta-feira (28), a Rua Garibaldi entre as ruas Pinheiro Machado e Bento Gonçalves, vem sofrendo alterações no trânsito em frente ao Cartório Eleitoral. A Fiscalização de Trânsito está fazendo bloqueios parciais tanto para a entrega das urnas eletrônicas em locais de votação, quanto para o atendimento de eleitores.

+ Caxias do Sul: 300 policiais estiveram envolvidos no segundo turno

Neste domingo, a quadra esteve em meia pista, com acompanhamento de fiscais. Os motoristas que puderem, foram orientados a desviar o trecho.

Foto: Marcos Cardoso / Grupo RSCOM

Em Caxias do Sul, a Brigada Militar foi acionada para ocorrências de averiguação de crimes eleitores. Foram chamados de possíveis casos de boca de urna nas proximidades da Escola Estadual de Ensino Médio Melvin Jones, no bairro Fátima, na Escola Luciano Corsetti, no bairro Kayser, Escola Cristóvão de Mendonça, no bairro Cinquentenário, na Escola Melvin Jones, no bairro Planalto, na escola Machado de Assis, no bairro Reolon, e na Igreja São João Bosco – Salão Paroquial, bairro Madureira. Mas até as 14h30min, nenhum crime eleitoral foi confirmado.

+ Segundo turno foi de passe livre no transporte coletivo de Caxias do Sul

Neste domingo, Caxias do Sul recebeu a visita do espanhol Martín Gurria, que faz parte da Missão Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA). A entidade está no Brasil para acompanharam o desenvolvimento do pleito, assim como feito no primeiro turno em 2 de outubro.

Martin Gurria representa a Missão da OEA no Brasil (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

Na cidade de Caxias do Sul, Bolsonaro e Eduardo Leite lideraram a votação.

Confira os números no link abaixo:

+ Caxias do Sul: 66,43% Bolsonaro; 50,02% Eduardo Leite

Bento Gonçalves

Na parte de tarde, foi realizada a substituição de outra urna no município. Desta vez, na Seção 251, da escola Egídio Fabris. Segundo o Cartório Eleitoral, a urna estava apresentando problemas com o terminal do mesário. A substituição não gerou problemas de filas na seção.

No início da tarde deste domingo foram registradas pequenas filas nas principais sessões de votação, como por exemplo, nas escolas Alfredo Aveline, Cecília Meireles, Aparecida e no Instituto Federal. Conforme o Cartório Eleitoral, em Bento Gonçalves ocorreu uma denúncia de crime eleitoral envolvendo fiscais de partidos políticos, que foi descartada pelo Juiz Eleitoral.

No município, Bolsonaro e Onyx lideraram na votação.

Confira os números no link abaixo:

+ Bento Gonçalves: 75,80% Bolsonaro; 64,05% Onyx

Farroupilha

Uma atualização das trocas de urnas foi divulgada pelo chefe do Cartório Eleitoral de Farroupilha, Alexandre Boherer, por volta das 14h. Segundo ele, houve a troca de três urnas eletrônicas na cidade, uma na Escola Santa Cruz, em Nova Milano, outra no CTG Rancho de Gaudérios e a terceira na Escola Zelinda Rodolfo Pessin, no bairro Centenário. Nos demais pontos, a votação transcorreu com tranquilidade.

Confira os números no link abaixo:

+ Farroupilha: 74,55% Bolsonaro; 61,55% Onyx

+ Após votar, Alexandre de Moraes reforça lisura das urnas eletrônicas

A Brigada Militar informou que até às 14h, não houve registro de ocorrências que necessitasse o acompanhando da polícia no território municipal.

+ Justiça Eleitoral divulga prazos previstos para o segundo turno

Flores da Cunha

Diferentemente do primeiro turno, não houve maiores confusões e a votação inicia tranquila neste segundo turno. No dia 2 de outubro, pelo menos duas sessões eleitorais trocaram de endereço e confundiram os eleitores.

Não ocorreu nenhuma urna eletrônica foi substituída.

No município, Bolsonaro e Onyx ficaram na frente da votação dos eleitores.

Confira os números no link abaixo:

+ Flores da Cunha: 82,08% Bolsonaro; 68,95% Onyx

Garibaldi

Em Garibaldi, o município registrou uma manhã tranquila de votação. A região central concentra o maior número de seções e de densidade de eleitores. No entanto, apesar da formação de filas em alguns momentos, o fluxo está normal. Conforme o Juiz Eleitoral de Garibaldi, Antônio Pereira Rosa, são mais de 25.500 eleitores aptos a votar neste segundo turno, contando com 32 locais de votação e 80 seções eleitorais.
A 98ª Zona Eleitoral de Garibaldi também abrange Boa Vista do Sul e Coronel Pilar. Quanto a mudança de locais para votação, as seções localizadas na Faculdade Fisul foram redirecionadas do prédio da faculdade para a quadra de esportes, no mesmo complexo. Durante todo o pleito, houve o registro de substituição de apenas uma urna em seção localizada na comunidade de Linha Camargo, interior do município.
No município, os garibaldenses, na grande maioria, votaram em Bolsonaro e Onyx.
Confira os números no link abaixo:

Quanto a mudança de locais para votação, as seções localizadas na Faculdade Fisul foram redirecionadas do prédio da faculdade para a quadra de esportes, no mesmo complexo.

Fotos: Lilian Donadelli / Grupo RSCOM

Nova Pádua

As votações ocorreram de forma tranquila. Após a apuração dos resultados, foi confirmado que a cidade segue sendo o município mais ‘bolsonarista’ do Brasil.

Na cidade, Bolsonaro e Onyx lideraram a votação.

Confira os números no link abaixo:

+ Nova Pádua: 88,99% Bolsonaro; 77,05% Onyx

Movimentação em Nova Pádua (Foto: Juliano Douglas/Grupo RSCOM)

Votação no Rio Grande do Sul

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) divulgou, por volta das 15h30min deste domingo, um balanço das principais ocorrências registradas em todo o estado. Ao todo, foram 33 ocorrências, sendo as maiores Boca de Urna (com quatro registros) e porte ilegal de arma de fogo (também com quatro registros).

+ Governador Ranolfo vota em Esteio e prega respeito ao resultado das urnas

Soma-se ainda quatro registro de vias de fato e dois incêndios, um deles registrado em uma escola na bairro Restinga, em Porto Alegre, que foi alvo de um ataque durante a madrugada, quando pessoas pularam o muro da escola e jogaram líquido inflamável na porta do local. Apesar do susto, nenhum urna foi atingida e a eleição segue normalmente no ponto de votação.

+ Mulher é presa por boca de urna em Igrejinha 

Confusão no Litoral Norte

Em Capão da Canoa, em uma escola e um clube social, os policiais militares solicitaram a dispersão de militantes que portavam bandeiras de candidatos nesses locais. Em outros dois estabelecimentos de ensino foram verificados uma denúncia de boca de urna e um tumulto em uma seção eleitoral devido à demora no processamento da urna eletrônica.

+ TRE-RS projeta para às 21h definição do governo estadual

Em Santo Antônio da Patrulha, o efetivo da BM recolheu 13 bandeiras de propaganda política que estavam instaladas no canteiro central de uma via pública no centro da cidade.

+ Eleitor posta nas redes sociais registro do voto em Serafina Corrêa

Votação dos candidatos

O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na manhã deste domingo (30) na escola estadual João Firmino, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Ele deixou a residência onde mora, na Zona Oeste de São Paulo, por volta das 8h10 e chegou ao local de votação às 9h12. Geraldo Alckmin (PSB), por sua vez, votou no fim da manhã no colégio Santo Américo, na zona sul de São Paulo. O ex-governador chegou ao local acompanhado de assessores, apoiadores e da esposa, Lu Alckmin.

+ Candidatos a vice, Alckmin e Braga Neto votam pela manhã

O candidato ao governo do Estado, Eduardo Leite (PSDB), votou às 9h25 no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, em Pelotas. Leite estava acompanhado da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e do deputado federal Daniel Trzeciak.

+ Eleições 2022: filas em Porto Alegre e tumulto no Litoral Norte

O candidato ao Governo do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) votou na manhã deste domingo (30) em Porto Alegre no segundo turno das Eleições Gerais. O voto do candidato ocorreu por volta das 8h50min, no Instituto Educacional João Paulo I, no bairro Ipanema, na Capital. Onyx estava acompanhado pela esposa, Denise, e pelo vice-presidente da República e senador eleitor pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos).

Confira os números no link abaixo:

+ Porto Alegre: 53,50% Lula; 68,98% Eduardo Leite

Candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL), o general Walter Braga Netto (PL) votou por volta das 8h da manhã deste domingo (30) em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele chegou à seção vestido com a camisa da seleção brasileira.

O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, voou de Brasília para o Rio de Janeiro na manhã deste domingo (30) para votar. Ele depositou seu voto na zona norte da capital, na Escola Municipal Rosa da Fonseca, assim que a votação foi aberta, às 8h.