Caxias do Sul recebe neste domingo (30) a visita do espanhol Martín Gurria, que faz parte da Missão Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA). A entidade está no Brasil para acompanharam o desenvolvimento do pleito, assim como feito no primeiro turno em 2 de outubro.
A equipe de reportagem do Portal Leouve encontrou Gurria na Escola Estadual de Ensino Fundamental Abramo Eberle, no bairro Cristo Redentor. Por se tratar de uma missão internacional, o representante da OEA não pôde se manifestar em entrevista, apenas informou que percorrerá outros pontos de votação.
OEA no Rio Grande do Sul
Porto Alegre é outra cidade gaúcha que também recebe uma representante da OEA. Ainda assim, além desta, o Brasil recebe outras seis missões internacionais que avaliam o desempenho do pleito no país. São elas: Parlamento do Mercosul (Parlasul); Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Roaje-CPLP); Carter Center, Unión Interamericana de Organismos Electorales (Uniore); International Foundation for Electoral Systems (IFES); e Transparencia Electoral.
A organização foi fundada em 1948 com o intuito de alcançar nos Estados membros, como estipula o Artigo 1º da Carta, “uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência”.
A Missão Eleitoral da #OEAnoBrasil observou o início da votação nas #Eleições2022
?️ Mais de 156 milhões de cidadãos elegerão suas autoridades neste domingo pic.twitter.com/4GrMzT7Kgu
— OEA em português (@OEA_BR) October 30, 2022