Três personalidades da luta por igualdade foram agraciadas com a Comenda Medalha Zumbi dos Palmares, outorgada pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, em sessão solene, realizada na noite desta segunda-feira (20), no plenário da Casa. Ontem foi o Dia da Consciência Negra, data que remonta à morte de Zumbi dos Palmares (20 de novembro de 1695), líder quilombola que se notabilizou na resistência contra a escravidão. Os homenageados desta edição são José da Rosa, Patrícia da Silva e Viviane da Cruz. O vice-presidente do Legislativo, vereador Olmir Cadore/PSDB, conduziu a cerimônia.
O vereador Adriano Bressan/PTB fez o pronunciamento em nome do Parlamento. Depois de leituras dos currículos dos homenageados, discorreu sobre a necessidade do respeito a todos (as), com ênfase às liberdades. “Independente de origem ou cor de pele, é necessária a oportunidade de prosperar, contribuindo com a comunidade”, salientou.
Depois de receberem diplomas e troféus alusivos à comenda, cada um dos agraciados se dirigiu à tribuna para breves agradecimentos. Para José da Rosa, não pode haver diferenças na vida em sociedade. Enfatizou que todos são iguais. Pediu maior tolerância e senso de humanidade. Em seguida, Patrícia da Silva atentou que é preciso persistir na busca por uma sociedade mais igualitária. Viviane da Cruz lembrou de situações em que sofreu racismo ou preconceito de renda. Para ela, diante de toda dificuldade, não há o que a impeça de enfrentar, seguir em frente e pleitear condições melhores para o dia a dia da comunidade.
O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, transmitiu os cumprimentos do prefeito Adiló Didomenico e complementou que não se pode desistir do combate à desigualdade. Ao término da cerimônia, Adiló se fez presente em plenário.
Instituída pelo decreto legislativo 174/A, de 4 de outubro de 2005, a partir de proposição do ex-vereador Edson da Rosa, a medalha homenageia, a cada dois anos, pessoas que tenham se destacado na defesa dos direitos humanos e da cidadania, no combate à discriminação e ao preconceito, entre outras formas de inclusão social.
Saiba mais sobre os homenageados
José Moreira da Rosa foi servidor na empresa Rio Grande Energia (RGE) até 1997, dirigente e criador do grupo de Integração da Raça Negra – Girane. Atualmente, é titular da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial de Caxias do Sul e membro do Conselho Municipal da Comunidade Negra – Comune na atual gestão.
Patrícia Daniela da Silva é filiada ao Movimento Negro Unificado (MNU) há mais de 20 anos, com atividades de militância nos movimentos sociais e de mulheres negras. Atualmente é técnica de enfermagem do Hospital geral.
Viviane Carla da Cruz Andrade atua desde pequena pelas causas sociais e comunitárias. Também costumava participar das reuniões do Sindicato dos Vigilantes de Caxias do Sul. Disposta a buscar uma vida melhor e construir o sonho da casa própria, participou da mobilização que fez nascer o Loteamento Conquista.
Fonte: Assessoria Câmara de Vereadores