BPC

Assistência social realiza oficinas sobre BPC em Bento Gonçalves

Encontros ocorrem nos dias 12 e 15 de maio com orientações sobre o benefício voltado a pessoas idosas e com deficiência

Assistência social realiza oficinas sobre BPC em Bento Gonçalves Assistência social realiza oficinas sobre BPC em Bento Gonçalves Assistência social realiza oficinas sobre BPC em Bento Gonçalves Assistência social realiza oficinas sobre BPC em Bento Gonçalves
Assistência social realiza oficinas sobre BPC em Bento Gonçalves

A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social de Bento Gonçalves, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) I e III, realizará duas ações comunitárias voltadas à orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A proposta é ampliar o acesso à informação, esclarecer direitos e deveres e promover inclusão social para os beneficiários ativos do programa.

A primeira atividade ocorre nesta segunda-feira, dia 12 de maio, às 13h30, no auditório da Praça CEU, organizada pelo CRAS I, que atende famílias dos bairros São Roque, Zatt, Ouro Verde, Aparecida e área rural. O evento contará com a presença de uma assistente social do INSS e representantes do Cadastro Único.

Já o CRAS III promove sua oficina de orientação no dia 15 de maio, a partir das 14h, em sua sede. A unidade atende os bairros Eucaliptos, Vila Nova, Fenavinho, Cohab e Barracão.

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Bento Gonçalves possui 1.019 beneficiários ativos do BPC, sendo 755 pessoas com deficiência e 256 pessoas idosas, conforme levantamento de março de 2025. Em todo o país, o número de beneficiários ativos ultrapassa 6,25 milhões, sendo 3,58 milhões destinados a pessoas com deficiência e 2,66 milhões a pessoas idosas.

O que é o BPC?

O Benefício de Prestação Continuada é um direito garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), operacionalizado pelo INSS, que assegura um salário-mínimo mensal para pessoas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, independentemente da idade, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para ter acesso ao BPC, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, possuir renda familiar per capita de até ¼ do salário-mínimo e ser aprovado na avaliação médica e social do INSS.

As ações promovidas pelos CRAS visam facilitar o entendimento sobre o benefício, contribuir para que mais pessoas tenham acesso ao direito e garantir que informações essenciais cheguem às comunidades atendidas.

Endereços e telefones

CRAS I – Rua Calisto Orestes Sganzerla, 70, bairro Ouro Verde – Telefone (54) 3771.4240

CRAS II – Rua Luis Giardini, 10, Juventude da Enologia – Telefone (54) 3055-7013

CRAS III – Rua Carlos Dreher Neto, 650, bairro Vila Nova – Telefone (54) 3771.4220

As datas para as famílias residentes no território do CRAS II serão divulgadas em breve.