Farroupilha

Fabiano Feltrin avalia primeiros três anos como prefeito de Farroupilha

Avanços em diversos pontos foram citados, mas por outro lado problemas seguem sendo registrados sobretudo no interior

FABIANO FELTRIN
Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

Chegando ao final de seu terceiro ano de mandato como prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PP) está otimista com os rumos que o município vem tomando. Após um início com dificuldades, também por conta da pandemia que atingiu o mundo, agora os projetos antes pensados vem tomando forma.

O chefe do executivo municipal concedeu entrevista exclusiva ao Portal Leouve na última semana. À vontade em seu gabinete, Feltrin fez um balanço de seu mandato até aqui, onde foram abordadas questões como educação, saúde e desenvolvimento econômico.

Juntamente com Jonas Tomazini (MDB), diversas obras vem ocorrendo na cidade, além de avanços na mobilidade, saúde e educação, mesmo que em outras situações o momento não seja tão favorável assim.

Saúde

Logo após assumir, a prioridade máxima segundo Feltrin era com a saúde da população e em obter as vacinas contra a Covid-19. Neste período foi criado um ambulatório que serviu para desafogar o Hospital São Carlos, este que foi um modelo de sucesso em Farroupilha. Hoje o local de saúde segue em funcionamento no bairro São Luiz, todos os dias da semana atendendo a população.

Com a reabertura de postos de saúde, o município realiza hoje cerca de 100 mil atendimentos a mais que a gestão anterior. A situação atual do São Carlos foi comentada pelo gestor, que anteriormente quase fechou por conta de dívidas:

“Nós tínhamos um hospital que estava prestes a fechar e que na nossa administração prometemos pacificar, ter diálogo, sem ter interferência na gestão do hospital, mas dando o apoio e os credenciamentos necessários para eles voltarem a ter resultados que os pudessem deixar tranquilos financeiramente. Ainda temos problemas mas estamos dando a volta, colocando esse ano R$ 8,5 milhões a mais do que era colocado, além de criar novos serviços tanto no Estado quanto na União, isso fortifica já que somos referência para 34 municípios em algumas especialidades”, disse ele.

Hospital São Carlos (Foto: Arquivo Leouve)

Educação

Passando para a área da educação, o investimento em melhorias também era muito necessário. No ensino infantil, o salto foi de 800 para 1.800 vagas, além de terem sido realizadas obras em todas as escolas, passando desde a infraestrutura até novos equipamentos. Um programa inovador foi implementado, este que se chama Sala Google aparecendo pela primeira vez na Serra, em Farroupilha:

“Nas nossas missões técnicas nos Estados Unidos, detectamos que existia uma plataforma de ensino de primeiríssimo mundo, que é a Sala Google, e nós somos aqui na Serra Gaúcha o primeiro município a instalar uma Sala Google. A escola escolhida foi a Santa Cruz, e com este piloto dando certo nós vamos acabar levando para outras escolas também”.

A Sala Google é um espaço de aprendizagem criativo, que foge da tradicional estrutura com cadeiras e classes enfileiradas, disponibilizando uma arquitetura de compartilhamento com uso da tecnologia, métodos de trabalho em grupo e interação entre alunos e professores.

FARROUPILHA
Escola Santa Cruz, em Farroupilha (Foto: Divulgação)

Um programa chamado Jovem Empreendedor foi implementado, este que auxilia estudantes a decidir em que carreira seguir depois das etapas escolares, tendo como objetivo promover uma experiência que transforme a trajetória dos estudantes por meio de conhecimento aplicado e motivação para serem empreendedores na vida e nos negócios.

Desenvolvimento Econômico e Turismo

Na parte de desenvolvimento econômico, esta que faz a roda girar nas cidades, foi contratado o programa Cidade Empreendedora do Sebrae, isso foi implementado e depois adquiridas as certificações necessárias, que fazem do município hoje um dos que possuem as melhores políticas públicas do país, sempre visando a desburocratização dos processos aos empreendedores.

Do ramo empresarial, Feltrin utilizou também de suas relações para trazer benefícios à cidade, onde foram incrementados eventos que aumentaram o número de visitantes, exemplos do Festival do Moscatel modelo Garden, ENTRAI e Fenakiwi, este evento que foi usado como case de sucesso pelo mandatário:

“Quem não lembra de uma Fenakiwi feita na administração passada que foi errada a data, que fizeram em novembro e trocaram o nome para EXPO Farroupilha, uma confusão e as pessoas queriam ir embora já no primeiro final de semana. Na nossa Fenakiwi batemos recorde de público, foi um sucesso maravilhoso, o ENTRAI também entre outros movimentos que fizemos”, ressaltou Feltrin.

Foto: Cristiano Lemos/Divulgação Prefeitura de Farroupilha

Acessibilidade

Os parques inclusivos criados foram citados como exemplo de crescimento neste ponto. Três parques foram inaugurados neste formato, estes que ficam localizados no Parque dos Pinheiros, na Praça da Bandeira e na Praça da Emancipação.

Por outro lado, problemas recorrentes no interior e perímetro urbano

As estradas do interior farroupilhense são frequentemente alvo de reclamações dos moradores, sobretudo em épocas de colheita de suas respectivas culturas. Buracos, falta de manutenção e sinalização estão entre os campeões de reclamação. Recentemente a reportagem do Portal Leouve recebeu reclamações de comunidades como Linha Jacinto, Linha Amizade e Linha Muller, onde a trafegabilidade aparece como principal vilão dos moradores.

Já nos bairros, problemas com as próprias obras realizadas nesta gestão como a questão de drenagem nos casos da Avenida Vêneto e no estádio das Castanheiras. As escadarias do bairro Monte Pasqual, sinalização ruim de placas seja de trânsito e de localização das ruas são outras questões.

FARROUPILHA
Foto: Divulgação/Especial Leouve

Nas ruas, a Paim Filho era constante alvo de pedidos de melhorias e foi contemplada com obras. A Armando Antonelo está em obras, já a Barão do Rio Branco possui problemas, mesmo passando por uma operação para arrumá-los recentemente.