Últimas notícias

Voto 2020: conheça as propostas de Renato Toigo, candidato a prefeito de Caxias do Sul

Foto: Cristiano Lemos
Foto: Cristiano Lemos

O Portal Leouve e as emissoras do Grupo RSCOM iniciaram na última semana uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul. Por definição em sorteio junto às coordenadorias de campanha dos 11 postulantes ao Executivo caxiense, foi definido que Renato Toigo (PSL), seria o nono a ter a oportunidade de apresentar à população seu plano de governo e o que pensa para Caxias do Sul nos próximos quatro anos nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade e Caxias Pós-pandemia. A entrevista com Renato Toigo aconteceu na manhã desta segunda-feira (19).
Toigo é natural de Caxias do Sul, residente do bairro Pio X, casado com Jane Toigo e pai de três filhos. Está disposto a lutar pela cidade, pois aqui na cidade, o candidato cresceu, estudou, criou seu patrimônio e se desenvolveu. Sua ideia é fazer com que a cidade receba seu trabalho da melhor forma.
Cada candidato tem dois minutos para falar sobre cada um dos quatro temos elencados. Saiba o que pensa e planeja Toigo nas seguintes áreas:

Saúde:
A saúde é nosso bem maior. Precisamos ter um trabalho eficaz nesta área. Temos trabalhos com o hospital Geral, que é referência na nossa região e com o nosso partido (PSL), trouxemos bons recursos para este hospital e estamos engajados em concluir a sua construção com mais leitos de UTIS. No SUS, referente as UPAS e as UPS, temos um plano muito audacioso que é colocar a administração profissional para estas entidades. Vejo que a UPA da Zona Norte administrada pelo hospital Geral não teve mais problemas, então, porque não pegar uma administração competente como a do hospital Geral e colocar nessas UPAS? O que é mais importante dentro do nosso governo, é a colocação de aplicativos para a marcação de consultas. Isso é extremamente importante, pois é só você clicar no aplicativo, e caso tenha urgência de atendimento, no posto X você terá atendimento daqui a 30 minutos ou 1 hora. Caso não seja um atendimento urgente, você pode marcar de hoje para quinta-feira, que chegará lá e haverá consulta. Precisamos valorizar mais o profissional da saúde, o médico tem que trabalhar com dignidade” salienta o candidato.

Educação
Veja que temos problemas maiores que temos na cidade: temos escolas sem professores, e professores sem escolas. Ou seja, escolas que o aluno chega na aula e o profissional não apareceu e professores que não estão em condições de lecionar pois as escolas estão em situações precárias. O que faremos? Vamos dar condições para o professor, para que ele tenha uma escola ideal para lecionar, vamos dar condições para que o aluno estude próximo de casa, condições para que o aluno tenha merenda na escola, vamos proporcionar acesso a informática, uniformes adequados. São pequenas coisas, mínimas assim dizendo que nos pretendemos fazer que não demandam muito investimento e que com certeza trará um bom benefício para a família e seus filhos. As creches são muito importantes: a mamãe tem que sair de casa com tranquilidade para poder ir trabalhar. Vamos comprar vagas para creches particulares. A mãe irá na secretária da educação e poderá colocar seu filho na creche X, particular, que a prefeitura irá pagar. Isso também é algo que não demanda muito investimento, mas, demanda tranquilidade para a mãe e o pai que ao sair de casa , fazendo com que a criança fique devidamente protegida” comenta.

Infraestrutura e Mobilidade
Nós precisamos fazer uma diferenciação, principalmente na mobilidade entre ônibus e veículo. Não há condições de colocarmos os ônibus junto dos carros e motos, pois um atrapalha o outro e o outro atrapalha um. Precisamos encontrar benefícios para a população que usa o ônibus, em primeiro lugar, e depois achar facilidade no transito caxiense, criando vias alternativas para que aquele que sair do bairro Cinquentenário se dirigindo ao Cruzeiro por exemplo, não precise passar pelo centro ou até mesmo pegar uma via que não lhe de condições. Por que não fazer uma via asfaltada, uma via de bom tráfego para ir de um lado a outro da cidade? Hoje o cidadão que sai para atravessar a cidade e chega no centro, encontra uma dificuldade muito grande no momento de dirigir seu veículo. Essa mobilidade deve ser incentivada e trabalhada muito para que haja a possibilidade dos ônibus serem de fácil acesso à população. A mobilidade urbana não é só a movimentação de ônibus, mas sim, a movimentação de pedestres, veículos, entre outros” coloca o candidato.

Caxias Pós-Pandemia
A nossa cidade no pós-pandemia deverá ser trabalhada no seguinte sentido: quem mais perdeu nessa pandemia? Para mim, os órgãos públicos trabalharam muito mal com essa pandemia, mas eles conseguiram fazer as pessoas perderem emprego, conseguimos fazer muitos “desempresários”. Desempresários perderam as suas empresas, mas perder emprego é fácil: você recebe seus benefícios, mas perder a empresa é muito difícil. Vamos incentivar a criação de novos negócios e novas empresas, o empreendedorismo, facilitar ás pessoas em conseguir um novo emprego e fazer com que as empresas de Caxias do Sul não saiam. Pós-pandemia, se é que vai existir um pós-pandemia pois ela veio para ficar, trabalharemos muito forte para que a economia de Caxias, principalmente dos microempresários, voltem a ter rendimentos. O seu emprego e a sua empresa é para sempre. Você pode contar conosco, que durante o nosso governo nós vamos incentivar os micro e pequenos empresários. Faremos com que a prefeitura facilite o acesso a eles” conclui.

Seguindo a ordem do sorteio, o próximo entrevistado será Júlio Freitas do Republicanos.. A transmissão ocorre às 10h na fanpage do Portal Leouve e é reprisada nas rádios Viva 94.5 FM, Serrana 106,1 FM e 1070 AM, dentro do ‘Jornal Leouve’.