A administração municipal protocolou, por meio digital, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nesta terça-feira (10), projetos de lei que mudam a estrutura da administração para a próxima gestão do prefeito Adiló Didomenico, que inicia em 2025.
A Chefe de Gabinete Grégora Fortuna dos Passos ressalta que o projeto prevê a fusão de secretarias, a transformação de outras, bem como a criação da Secretaria Municipal de Gestão Urbana, pasta que irá cuidar da zeladoria da cidade, além do Escritório Municipal de Relações Institucionais e Representação em Brasília.
De acordo com as propostas, serão unificadas a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Secretaria de Turismo. Entretanto, a área de Inovação passará para a Secretaria de Recursos Humanos e Logística, que se chamará Secretaria da Administração e Inovação.
A Secretaria de Governo une-se ao Gabinete do Prefeito; a estrutura será denominada de Casa Civil Municipal. O Escritório de Parcerias Estratégicas, antes na Secretaria de Gestão e Finanças, passará para a Secretaria de Planejamento. A Secretaria do Meio Ambiente muda de nome passando a ser a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade.
“O que se pretende é que essa nova estrutura atenda de forma mais eficiente aos anseios
da população caxiense, buscando-se a excelência nos serviços prestados pelo Município, de acordo com os anseios da sociedade”, descreve parte da exposição de motivos que consta no projeto.
Com as mudanças acima, extingue-se os cargos de secretários de Turismo, de Governo e de Parcerias Estratégicas e criam-se os de Gestão Urbana e para o titular do Escritório em Brasília.
protocola projetos