Os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul começam a ser celebrados oficialmente em Caxias do Sul nesta quarta-feira (11). Em solenidade marcada para as 17h no Salão de Atos do Bloco A da Universidade de Caxias do Sul será apresentada a programação de eventos para 2025, ano do sesquicentenário, e um site desenvolvido exclusivamente sobre o tema.
O ambiente virtual foi criado no âmbito da Comissão Municipal para os festejos dos 150 anos, que a UCS preside. Além da programação de eventos, ele reúne conteúdos históricos sobre o tema da imigração italiana no RS – muitos deles inéditos -, com apresentação didática, textos, documentos, fotos e publicações. Elaborado pela UCS, com assessoria do seu Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) e por demais integrantes da Comissão, o site também será um repositório dos eventos promovidos na cidade em função do sesquicentenário.
“É um recurso para perenizar a memória da celebração”, comenta o diretor do IMHC, professor Anthony Beux Tessari.
Quanto à programação, Tessari destaca sua variedade, entre festividades, apresentações artísticas e culturais – como peças de teatro, festivais de cinema, exposições e shows -, encontros gastronômicos, eventos científicos e acadêmicos, além do lançamento de livros e outras ações.
Entre os destaques estará o lançamento do Álbum dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS, edição bilíngue (português e italiano) da Editora da Universidade de Caxias do sul (EDUCS), marcado para o dia 20 de maio de 2025 – dia oficial do sesquicentenário.
“O calendário de eventos vai permanecer aberto, para contemplar novas ações à medida que forem criadas. As entidades que desejarem integrar a lista oficial de atividades devem entrar em contato com o IMHC para ter acesso ao formulário de adesão”, observa o professor.
O e-mail de contato é [email protected].