Últimas notícias

Voto 2020: conheça as propostas de Pepe Vargas, candidato a prefeito de Caxias do Sul

Voto 2020: conheça as propostas de Pepe Vargas, candidato a prefeito de Caxias do Sul

O Portal Leouve e as emissoras do Grupo RSCOM conclui nesta quarta-feira (21) uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul. Por definição em sorteio junto às coordenadorias de campanha dos 11 postulantes ao Executivo caxiense, foi definido que Pepe Vargas (PT), seria o décimo primeiro a ter a oportunidade de apresentar à população seu plano de governo e o que pensa para Caxias do Sul nos próximos quatro anos nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade e Caxias Pós-pandemia. A entrevista com Pepe Vargas aconteceu na manhã desta quarta-feira (21).
Pepe Vargas é formado em medicina e por oito anos, foi prefeito de Caxias do Sul nos períodos de 1997 à 2004. Casado e pai de duas filhas, o candidato hoje é deputado estadual e pede para que as pessoas relembrem o que já foi feito na cidade, levando em consideração o que poderá ser feito agora.
Cada candidato tem dois minutos para falar sobre cada um dos quatro temos elencados. Saiba o que pensa e planeja Vargas nas seguintes áreas:

Saúde:
A saúde foi a principal prioridade no meu anterior governo e hoje, continua sendo nesta atual gestão. Vamos fortalecer a questão básica a saúde, ampliaremos os horários de atendimento nas UBS, aumentar a carga horária dos médicos para que haja um maior número de consultas, vamos marcar consultas por telefone ou internet, acabando com as filas, que na minha opinião, são vergonhosas na madrugada obrigando as pessoas a irem nas UBS. Vamos focar também nas consultas especializadas. Vamos voltar a fazer como era quando eu era prefeito, onde as pessoas tinham a marcação da consulta especializada na própria unidade básica sem a necessidade de gastar tempo e dinheiro para ir em outro local para marcar sua consulta. Será necessário um grande mutirão para colocar em dia cirurgias eletivas e focar nas consultas especializadas que já possuíam uma fila histórica e devido a pandemia aumentou. As unidades de pronto atendimento, se a atenção a saúde básica não for bem-feita como nós fazíamos, as unidades do pronto atendimento também ficarão lotadas e será necessário manter aquilo que se construiu e conseguiu fazer agora na pandemia no que diz respeito a ampliação dos atendimentos médicos hospitalar. Por fim, é importante que tenhamos uma política clara de bloqueio de transmissão do vírus, pois nós ainda precisamos conviver com a pandemia por mais um tempo. E o que é uma política clara de bloqueio de transmissão de vírus? Todas as pessoas que apresentam o sintoma tem que ser testadas. Não como é feito hoje onde poucas pessoas são testadas. Todos os contatos com essas pessoas, terão a obrigatoriedade de fazer os testes para saber quem de fato precisa ficar em quarentena. Fazer uma política de telessaúde para monitorar pessoas que ficam em quarentena, e se tiver algum sintoma, precisam ir para internação hospitalar” comenta o candidato.

Educação:
Eu considero que a educação no nosso município deve muito a comunidade. Já faz anos que passou a ser uma obrigação do poder público garantir vagas na educação infantil para todas as crianças de 4 a 5 anos. A prefeitura de Caxias do Sul não se preparou e não construiu e não ampliou escolas para viabilizar a educação. Se obriga a todos os anos, uma correria para ficar contratando vagas no setor privado para garantir este direito. Educação é uma porta que se abre, quem tem esta porta aberta se desenvolve na vida. Quem não tem a porta da educação sempre encontrará dificuldade na sua vida, então, a educação do município, assim como no passado se garantia vaga para todas as crianças, nós vamos garantir vagas para todas as crianças. Em um primeiro momento, faremos com menos para poder garantir isso, mas progressivamente vamos construir novas escolas. Em oito anos de mandato, eu construí 11 escolas novas, fora as escolas que nós ampliamos e reformamos. Nós vamos priorizar isso, pois é um direito das pessoas. No que diz respeito a creches, é importante dizer o seguinte: o plano nacional de educação e o plano municipal de educação, diz que tem que ter pelo menos vagas no número de 50% da população infantil de 0 a 3 anos, onde também não tem garantido isso. Quem tem dinheiro, entra com ação do advogado e consegue uma vaga, mas nos vamos garantir pelo menos os 50% que a lei determina, priorizando as famílias de menor renda que não tem condição de pagar uma escolinha particular. Vamos voltar as aulas com um plano de recuperação de atividades curriculares, principalmente para aqueles que tiveram mais dificuldades com as aulas remotas. Não podemos deixar que nenhum aluno ou aluna fique para trás” conclui.

Infraestrutura e Mobilidade:
Vamos retomar o orçamento participativo. O orçamento participativo foi criado no meu governo e depois transformado em orçamento comunitário por outras administrações que nos sucederam que foram progressivamente esvaziando a forma de participação popular e finalmente acabar com o orçamento comunitário. O orçamento participativo levou obras para bairros que não tinham nenhuma rua pavimentada, como toda a região do Serrano, Rizzo, Reollon, bairros estes que não tinham nenhuma rua pavimentada. O orçamento participativo levou pavimentação, abastecimento, drenagem urbana, tratamento de esgoto. Os bairros voltarão a ser priorizados, tenham certeza disso! Na parte da mobilidade urbana, é importante dizer que precisamos reduzir o valor da passagem. Está muito alto! Como faremos isso? Nós vamos levar Caxias para um movimento que já existe nas regiões metropolitanas, que está sendo articulado no Congresso Nacional que é a ação do Fundo Nacional para subsidiar tarifas do transporte público. Transporte público tem que ser subsidiado e isso precisa de um fundo nacional e Caxias não tem participado destes debates e nós inseriremos Caxias. Reduziremos ” afirma.

Caxias Pós-Pandemia:

Eu como médico, posso dizer que sei o que estou falando. Enquanto não houver uma vacina,, nós continuaremos tendo todos os cuidados sanitários, lavando frequentemente as mãos, usar máscara, entre outros. Nos últimos dias tenho visto muitas pessoas relaxando em seu uso. Não vamos baixar a guarda, os casos têm aumentado novamente o número de infectados em nosso município. Ta faltando uma ação da prefeitura para esclarecer isso para a comunidade. As pessoas acham que normalizou, mas ainda não normalizou. Precisamos dar continuidade aos cuidados pois os casos podem aumentar, entram as bandeiras vermelhas, e os comércios fecham novamente. A melhor forma de fazer o comércio funcionar é fazendo o que precisamos fazer: precisamos fazer as testagens. Pensando em pós-pandemia, iremos ajudar algumas categorias que tá sofrendo muito, como por exemplo o pessoal das vans que faziam o transporte dos estudantes. Eles estão um ano parados praticamente. Vamos diminuir as taxas do pessoal. Não precisarão pagar taxa nenhuma para que eles possam se recuperar no ano seguinte. Vamos discutir o retorno das escolas, sem impor calendários ou demais coisas deste gênero, recuperando assim o tempo perdido durante a pandemia” conclui o candidato.

Esta foi a última entrevista com os candidatos a prefeitura de Caxias do Sul. Um agradecimento especial a nossos colaboradores. Encerramos com o candidato Pepe Vargas a série de entrevistas que oportunizou aos candidatos apresentar seu plano de governo aos munícipes.