O Portal Leouve e as emissoras do Grupo RSCOM iniciaram na última semana uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul. Por definição em sorteio junto às coordenadorias de campanha dos 11 postulantes ao Executivo caxiense, foi definido que Marcelo Slaviero (Novo), sem coligação, seria o sexto a ter a oportunidade de apresentar à população seu plano de governo e o que pensa para Caxias do Sul nos próximos quatro anos nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade e Caxias Pós-pandemia. A entrevista com Marcelo Slaviero aconteceu na manhã desta quarta-feira (14).
Formado em Direito, Slavieiro é microempreendedor, casado e pai de dois filhos. Seu vice, César Bernardi é microempresário e professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Cada candidato tem dois minutos para falar sobre cada um dos quatro temos elencados. Saiba o que pensa e planeja Slaviero nas seguintes áreas:
SAÚDE
“ O Novo começou a se preparar para esta eleição no ano de 2018, após as eleições passadas, sabendo que o partido limitaria as candidaturas, e só as cidades que estivessem preparadas, teriam candidatos pelo partido. Então logo em 2018 foi-se montado um plano de candidatura, onde foi-se criado grupos temáticos e um destes grupos foi o da saúde. Trouxemos funcionários públicos da área da saúde, médicos e gestores deste setor para apresentar assuntos. Nossa maior prioridade é a descentralização da gestão da saúde, pois acreditamos que não adianta ter um secretário que defina as políticas públicas de cada região, sendo elas Explanada, Desvio Rizzo, Cruzeiro, Zona Norte, precisamos que cada região tenha autonomia em sua gestão de saúde para que cada região tenha a sua prioridade. As vezes têm regiões que faltam dentistas, então, sabemos que o programa Saúde da Família em algumas regiões se faz fundamental e outras nem tanto, por isso precisamos deste equilíbrio para que haja autonomia no gestor local. Queremos voltar com um projeto iniciado antes do governo Guerra, que era o projeto de Odontologia Hospitalar. Consideramos este projeto essencial para que haja dentista dentro dos hospitais, pois ele dentro das UTIS, pode prevenir infecções, acelerar o processo de alta do paciente, liberando os leitos de forma mais rápida. Pensamos também em fazer um projeto pensando no Hospital de Pronto Socorro no futuro, fazendo hoje um convênio com os hospitais que nós já temos para que haja uma equipe que trabalhe com a traumatologia”, comenta o candidato.
EDUCAÇÃO
“Voltando sobre os planos dos grupos temáticos, montado lá no de 2018, nesse período tivemos um ano de diagnóstico, mais seminários envolvendo diagnósticos da cidade, envolvendo pessoas comuns: estamos na sociedade porém sem conhecimento total da cidade, por isso, precisamos estudar ela e fazer esse diagnóstico total para que seja possível apresentar soluções. Eu gosto muito do James Heckman, do nobel da Economia, em que ele apresenta que a solução não se dá no investimento, no curso superior, precisamos começar na base que é o ensino infantil. Caxias do Sul hoje tem uma grande defasagem de vagas, são três mil crianças fora da educação infantil e isso repercutirá no fundamenta. Essas crianças precisam ter nesse momento que eles absolvem muito conteúdo, e que há a necessidade de se estimular o poder cognitivo delas, esse é o momento de se investir nelas. James Heckman dizia que R$ 1 real investido na escola infantil, são R$ 5 reais economizados no ensino médio e a tendência é que essa criança sendo bem estimulada, tera maiores resultados no ensino fundamental e logo depois no ensino médio, podendo transformar a vida da sua família. Por isso, focaremos bastante na primeira infância, acabando com o deficit de vagas que temos na escola infantil, criando uma estrutura para acompanhamento das famílias, pois não adianta apenas deixar a criança na escola,
Para o ensino fundamental teremos dois projetos-piloto, envolvendo vouchers ou compra de vagas em escolas particulares para alunos que se destacarem e que vivem em situação de vulnerabilidade e o segundo projeto é a escola em turno integral, que tem feito diferença agora no IDEB, turno integral é o futuro, disponibilizando recursos.” frisa o candidato.
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
“Estamos falado muito sobre transporte coletivo, mas veja só: não temos planos para isso! Não temos nem projeto de plano cicloviário para Caxias do Sul. O que pensamos é em desburocratizar este setor. A primeira coisa seria um plano de mobilidade urbana, pensada e discutida em conjunto com a sociedade, privilegiando tambem o transporte alternativo (uber, 99, microônibus, vans) e os transportes ativos (bicicletas, patinetes), criando uma estrutura cicloviária para isso, flexibilizando as normas para que haja redução de custos nos valores das passagens. Na parte de infraestrutura temos muitas obras, mas o fundamental agora é o saneamento básico, ajudando não só na questão da pandemia, mas o esgoto tratado é fundamental por questão de saúde. Precisamos rediscutir o contrato com o Samae, para que ele tenha metas, cumprindo elas, caso contrário, será reaberta a licitação para que possamos discutir isso. ” comenta.
CAXIAS PÓS-PANDEMIA
“ Ninguém viveu isso ainda, a nossa única certeza, é a incerteza, nós não sabemos quais serão os resquícios desta pandemia no quesito de saneamento da população em geral. Vimos que não é apenas uma gripe, um problema respiratório, temos pessoas ficando com sequelas e muitos perderam a vida, emprego, empresas fecharam. Precisamos trabalhar a retomada econômica. O melhor projeto social que existe, é o emprego, ter autonomia e ser gestor da sua vida. É fundamental termos emprego. Para isso, precisamos desburocratizar a cidade, facilitando o acesso do microempresário. O governo precisa ser auxiliar das pessoas que querem assumir riscos , gerar empregos e renda. Precisamos facilitar a vida de quem quer trabalhar, gerar emprego e gerar renda. Um projeto que nos temos e que importante começar já de início é a redução dos impostos sob serviços, baixando em meio por cento por ano.” conclui
Seguindo a ordem do sorteio, o próximo entrevistado será Nelson D’Arrigo do Patriotas. A transmissão ocorre às 10h na fanpage do Portal Leouve e é reprisada nas rádios Viva 94.5 FM, Serrana 106,1 FM e 1070 AM, dentro do ‘Jornal Leouve’.