Política

Voto 2020: conheça as propostas de Edson Néspolo, candidato a prefeito de Caxias do Sul

Sorteio definiu o candidato como o primeiro a apresentar seu plano de governo

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

O Portal Leouve e as emissoras do Grupo RSCOM iniciaram nesta quarta-feira (7), uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul. Por definição em sorteio junto às coordenadorias de campanha dos 11 postulantes ao Executivo caxiense, foi definido que Edson Néspolo (PDT), da coligação Avança Caxias Vibrante, seria o primeiro a ter a oportunidade de apresentar à população seu plano de governo e o que pensa para Caxias do Sul nos próximos quatro anos nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade e Caxias Pós-pandemia.

Inicialmente, Néspolo lembrou que esteve nos últimos três anos e meio trabalhando em Gramado “aprendendo, se aperfeiçoando” e que agora se sente extremamente preparado para dar uma grande contribuição para Caxias do Sul. O candidato atuou como Professor, foi vereador, secretário municipal e ex-presidente da Festa da Uva e da Gramadotur.

Cada candidato tem duas minutos para falar sobre cada um dos quatro temos elencados. Saiba o que pensa e planeja Néspolo e coligação nas seguintes áreas:

SAÚDE

“A pandemia nos ensinou que precisamos ser mais humanos. Conviver com quem a gente gosta. Com familiares, amigos, vizinhos. Então, medicina preventiva é o grande alicerce para termos. Baixou o número de pessoas nas UBSs, porque as pessoas não podendo ir, não tem a necessidade ir. Vamos trabalhar melhor a saúde preventiva. Ocupar espaços de prédios ociosos e vazios. A UCS tem espaço para colocarmos uma nova UPA. Na entrada do Rizzo tem uma faculdade para colocarmos uma nova UPA. Temos que fazer o dever de casa. A nossa colocação de uma melhor tecnologia vai possibilitar em todos setores uma melhor vida. Os procedimentos internos com tecnologia. Não vai mais ser necessário a pessoa ir às 6h da manha no postinho marcar consulta. Tem que marcar pelo celular daqui um ano. Vamos criar isso. O servidor da Saúde também vai conseguir ser mais participativo, ter mais condições de trabalho”, salienta.

EDUCAÇÃO

“Agora se viu a dicotomia e diferença entre escola particular e pública. Como é possível uma criança carente não ter acesso, não poder estar estudando, onde todas famílias têm no mínimo um celular. Tem que continuar comprando quadro-negro, mas tem que comprar muito computador. Faremos isso com parcerias público-privadas, com empresas de tecnologia que tem programas e recursos destinados às comunidades carentes. 4,5 mil vagas faltando para crianças em creches de Caxias do Sul. Temos que aumentar as vagas com bossas conveniadas. Temos que trabalhar em conjunto com o Senalba. Temos entidades que abraçaram escolinhas infantis nos últimos anos e estão fazendo um ótimo serviço. Isso tem que ampliar. Eu sou do serviço público fortalecido, mas nas creches e escolas infantis, é mais barato comprar vagas. E vamos intensificar isso. Vamos fazer com muita ênfase, de forma forte”, diz Néspolo.

INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE

“Temos um problema grave em Caxias. Tem que integrar o transporte como um todo. Não é possível tratar transporte coletivo de forma isolada sem contar todo contexto por trás. Temos que tratar as questões dos táxis. Regulamentar os aplicativos. A gente sabe que as pessoas estão perdendo empregos e trabalhando com aplicativos ou além do horário de trabalho para ter um extra. Temos que pensar no futuro. Onde vamos estacionar bicicletas? Como fazer as ciclovias? Nós temos que pensar daqui 10, 15 anos, em que as pessoas vão ter que ter abastecimento nas regiões centrais com energia solar. Como isso é possível sem ter um planejamento único? O transporte coletivo tem que ser licitado. E será licitado por nós. Acho errado estar sendo licitado agora. Com todos os modais de transporte, a energia do futuro, as vans, ‘azulzinhos’, tem que estar integrados. De forma planejada, de forma conjunta teremos um resultado melhor para nossa comunidade”, reforça.

CAXIAS PÓS-PANDEMIA

“Caxias tem que ter inovação e tecnologia urgente para ser alicerce para nossas empresas também.
Além de ser uma ferramenta imprescindível pra ajeitar a prefeitura. ITBI, aprovação de projeto, alvará. O empresário de joelhos querendo expandir a empresa e não poder por conta da burocracia da prefeitura. Vamos cortar duas, três secretarias, e vamos criar só uma: Secretaria de Inovação e Tecnologia. A coordenadoria Tudo Fácil Empresa. Não é possível nossas empresas estarem pedindo favor para investir em Caxias. Nós temos desperdiçado muitas oportunidades. Resgatar o turismo. Quero impulsionar, voltar Caxias a referência na Serra Gaúcha. As comunidades do interior. Ana Rech que foi berço e hoje está abandonada. A Maesa. A Festa da Uva com Parque Temático. Com parcerias público-privadas. Temos muito potencial e nos últimos anos desperdiçamos. Resgatar emprego e renda através destes eixos”, completa.

Seguindo a ordem do sorteio, o próximo entrevistado será Antônio Feldmann, do Podemos. A transmissão ocorre às 10h na fanpage do Portal Leouve e é reprisada nas rádios Viva 94.5 FM, Serrana 106,1 FM e 1070 AM, dentro do ‘Jornal Leouve’.

Veja a entrevista completa: