O Portal Leouve e as emissoras do Grupo RSCOM iniciaram na última semana uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul. Por definição em sorteio junto às coordenadorias de campanha dos 11 postulantes ao Executivo caxiense, foi definido que Carlos Burigo (MDB), da coligação “Vamos abraçar Caxias”, seria o oitavo a ter a oportunidade de apresentar à população seu plano de governo e o que pensa para Caxias do Sul nos próximos quatro anos nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade e Caxias Pós-pandemia. A entrevista com Carlos Burigo aconteceu na manhã desta sexta-feira (16).
Natural de São José dos Ausentes, onde foi prefeito por oito anos, mudou-se para Caxias do Sul em 2005, quando José Ivo Sartori foi prefeito. Burigo foi Secretário da Fazenda por oito anos no governo Satori e por um ano e meio no governo Alceu. Foi para o estado quando Sartori foi eleito governador do estado, sendo Secretário de Planejamento. Hoje é Deputado Estadual e esta colocando seu nome para fazer uma Caxias melhor.
Cada candidato tem dois minutos para falar sobre cada um dos quatro temos elencados. Saiba o que pensa e planeja Burigo nas seguintes áreas:
SAÚDE
“A área da saúde é o nosso maior pilar no nosso plano de governo e será na nossa ação na prefeitura. Nesse momento que estamos vivendo de pandemia, na nossa função de Deputado Estadual, trabalhamos desde o final de março no sentido de estruturar o sistema de saúde de Caxias do Sul e toda a região, com o objetivo de ter um equipamento publico da área da saúde, atendendo todas as pessoas para que buscasse o poder público. Trabalhamos também no sentido de buscar junto com o governo do estado e do federal, verbas para estar à disposição da saúde. Nós chegando a prefeitura continuaremos a trabalhar e fortalecer o tema da saúde pois nos sabemos que muitas pessoas, devido a crise, vão perder os seus empregos, vão diminuir a sua renda e vão deixar de pagar os seus planos de saúde particulares e vão buscar o sistema SUS. Precisamos qualificar, trazer mais equipamentos, profissionais e também queremos reduzir as filas que nós temos hoje em consultas eletivas. É importante que estejamos preparados para o pós pandemia” salienta o candidato.
EDUCAÇÃO
“A educação também é um pilar importante e talvez uma das ações mais importantes que a prefeitura tem. Através da educação nós vamos formar as pessoas que vão gerir as empresas, ser nossos futuros governantes, fazer uma sociedade melhor. A educação desde o seu início, tem que ser acompanhada pelo poder público. Agora temos no município, uma responsabilidade de cuidar da educação das crianças de 0 a 6 anos e também no ensino fundamental. Eu sei o quão difícil é você dar conta de todas as vagas de Caxias do Sul, principalmente quando os filhos das mães que trabalham, que precisam muito do auxílio do poder público. Vamos trabalhar para fazer parcerias para aumentar o número de vagas em Caxias do Sul, para as crianças de 0 a 6 anos. Porem, vamos qualificar também os professores, os servidores e toda a equipe diretiva da educação em Caxias do Sul para que possamos avançar na área pedagógica e também neste momento em que teremos um mundo de migração digital , em termos de ensino diferente daqui para a frente. Os alunos precisam de acesso a educação e os professores se reinventar e se qualificar para poder ensinar e levar o conhecimento. Quero parabenizar os professores pelo seu dia na data de ontem (15), pelo grande esforço e dedicação neste momento difícil.” frisa.
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
“Essa é uma área muito discutida. Foi feito muitos estudos para a questão da mobilidade. Mandaremos um plano para a câmara de vereadores, depois de fazer uma ampla discussão com a sociedade sobre este plano de mobilidade urbana, onde privilegiaremos os pedestres, os ciclistas, o transporte público que aqui em Caxias é tão importante e as empresas de fretamento. Existem muitas pessoas que usam o transporte público para ir até os seus trabalhos, bem como outros meios de transportes. Temos perimetrais e importantes vias em nossa cidade, que precisam ter um escoamento mais rápido. Vamos discutir com a comunidade para que possamos fazer um equilíbrio sobre todos os que usam estas vias. No mundo inteiro nos temos bons exemplos, precisamos apenas buscar aquilo que vende melhor. Precisamos trazer estes exemplos para que seja possível discutir em nossa cidade, para que dentro da nossa cultura e nossa sociedade, possamos adequar da melhor forma para fazer a mobilidade urbana de Caxias do Sul. Queremos abrir as entradas e saídas da cidade para que possamos ter um tráfego melhor e trabalharemos para que seja possível ligar Caxias com o centro de Porto Alegre, com vias melhores como uma cidade líder” conclui
CAXIAS PÓS-PANDEMIA
“Primeiro, como não pode ser diferente, uma cidade como Caxias do Sul, com mais de 500 mil habitantes, uma cidade que tem a sua economia alicerçada na indústria, sua grande fonte de renda e também foi o que levou Caxias do Sul a ser conhecida no mundo inteiro. Precisamos melhorar as matrizes econômicas, te a economia ativa, focar no turismo, trabalhar na inserção das pessoas no mercado de trabalho, qualificando essas pessoas, e projetado Caxias para o futuro. Vamos trabalhar firme no aeroporto da cidade, para que ele possa ser concretizado, para que Caxias volte a ser a cidade líder e protagonista na Serra Gaúcha. Cuidaremos das pessoas no pós pandemia, que como comentei, deixarão de pagar plano de saúde e usarão apenas o SUS, muitos não poderão pagar mais as escolas de seus filhos, outros perderão o seu ganha pão. As pessoas precisarão muito da mão pesada da prefeitura. Queremos cuidar das pessoas e melhorar o ambiente de relacionamento com a comunidade de Caxias do Sul. Precisamos de um poder executivo que converse com as pessoas, que converse com a câmara de vereadores, com as entidades, com os lideres comunitários para que possamos em conjunto na divergência das ideias, construirmos uma cidade que novamente possa ser orgulho dos Caxienses.
Seguindo a ordem do sorteio, o próximo entrevistado será Renato Toigo do PSL. A transmissão ocorre às 10h na fanpage do Portal Leouve e é reprisada nas rádios Viva 94.5 FM, Serrana 106,1 FM e 1070 AM, dentro do ‘Jornal Leouve’.