O Portal Leouve e as emissoras do Grupo RSCOM iniciaram nesta semana uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul. Por definição em sorteio junto às coordenadorias de campanha dos 11 postulantes ao Executivo caxiense, foi definido que Adiló Didomenico (PSDB) seria o terceiro a ter a oportunidade de apresentar à população seu plano de governo e o que pensa para Caxias do Sul nos próximos quatro anos nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade e Caxias Pós-pandemia. A entrevista com Adiló Didomenico da coligação “Levanta Caxias” aconteceu na manhã desta sexta-feira (9).
Na sua apresentação, Adiló relembrou a população que é gaúcho, nascido em Marau RS, já esta em Caxias do Sul há mais de 50 anos, trabalhando como empresário e em cargos públicos na Secretaria de Obras, presidência da Codeca e Vereador.
Cada candidato tem dois minutos para falar sobre cada um dos quatro temos elencados. Saiba o que pensa e planeja Adiló Didomenico nas seguintes áreas:
SAÚDE
“Nós acompanhamos este tema a muito tempo e temos propostas muito claras. Precisamos fortalecer a saúde da família, fortalecendo o atendimento básico, ampliando os horários de atendimento nas UBSs e criando quatro Unidades distritais, que que é isso? É ampliar a oferta de serviço e horários nas UBSs do Desvio Rizzo, Esplanada, Cruzeiro e Eldorado para evitar filas na UPA Central e Zona Norte. Nós precisamos atender a saúde na sua base, na sua origem, com prevenção com marcação de consulta pelo telefone. A pandemia nos ensinou que não há tanta necessidade de deslocamento e é esse conforto que nós precisamos. O poder público mesmo com mutirões não vai conseguir atender a todos por isso é importante ter contratações na rede privada.” ressalta Adiló.
EDUCAÇÃO
“Educação em Caxias, nós sabemos que tem um déficit de vagas muito grande. No pós pandemia seguramente isso vai ser agravado porque muitas pessoas perderam o emprego, pela dificuldade financeira vão recorrer a escola pública. Nós precisamos no primeiro momento, fazer a aquisição de vagas nas escolas privadas que vão perder alunos e migrar para a escola pública, não tem outra forma, nós precisamos suprir essas vagas. É também uma maneira do poder público ajudar as pessoas que perderam seus empregos na pandemia. Precisamos também, tornar as escolas amplamente digitais, ainda nós precisamos ampliar as ofertas de vagas nas escolas infantis e creches, construindo algumas escolas. Mas principalmente fazendo a manutenção e ampliação daquelas que já existem dando as melhores condições pra que nós tenhamos uma infraestrutura adequada nestas escolas o que hoje é uma das principais reclamações.” diz Adiló.
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
“Na parte da mobilidade precisamo urgentemente implantar o plano de mobilidade, nós precisamos integrar os diversos modais construindo as EPIs da zona Norte e da Zona Sul para que se complete o projeto de integração. Precisamos discutir com a sociedade urgentemente a redução do preço da passagem, sem isso o transporte público estará fadado ao fracasso. Nós temos um projeto para equipar a secretaria de obras através dum financiamento para toda uma renovação de maquinário porque a secretaria tem equipamento muito velho parando mais tempo na oficina do que atendendo a população. A questão da drenagem que é um problema sério nós vamos continuar trabalhando muito forte com piscinões pra conter o risco de alagamento em Galópolis. Vamos levar adiante o projeto do túnel da Rua Mateo Gianela que vai acaba desaguando ali na Enxuta, um projeto muito antigo que nós batalhamos muito por ele e já tem financiamento aprovado. Na infraestrutura, o projeto é continuar melhorando o asfaltamento do interior que é um programa que tem que ser levado adiante e já está na terceira fase.” salienta Adiló
CAXIAS PÓS-PANDEMIA
“A primeira coisa o nosso prefeito tem que ser o líder de uma comunidade nós precisamos trabalhar muito para que o caxiense possa recuperar sua autoestima. Caxias já vem de algum tempo uma cidade triste, uma cidade dividida e nós precisamos no dia seguinte da eleição nos abraçar com todo mundo e fazer aquilo que diz o slogan da nossa campanha, Levanta Caxias. Caxias sempre foi uma cidade pujante com oferta de emprego com uma boa capacidade de industrias, e hoje nós acabamos perdendo muitas empresas para cidade vizinhas então nós precisamos criar um ambiente favorável pra quem quer investir em Caxias. É necessário recuperar imediatamente estas seis mil vagas que nós perdemos, copiando de prefeituras que estão nos dando exemplo, como o caso de Novo Hamburgo que tem uma nova planta nesta questão da inovação e da tecnologia, enquanto nós perdemos seis mil vagas, Novo Hamburgo recuperou quatro 4.500 vagas e é por ai o caminho.”
Seguindo a ordem do sorteio, o próximo entrevistado será Vinicius Ribeiro, do Democratas, coligação Por Uma Caxias Próspera e Justa . A transmissão ocorre dia 12 às 10h na fanpage do Portal Leouve e é reprisada nas rádios Viva 94.5 FM, Serrana 106,1 FM e 1070 AM, dentro do ‘Jornal Leouve’.
Confira a entrevista na íntegra clicando abaixo: