Moradores de Forqueta, em Caxias do Sul, realizaram uma manifestação pacífica no final da tarde desta sexta-feira (16), no acesso ao bairro, localizado na ERS-122. O grupo pede uma solução urgente para tornar a entrada de veículos no bairro mais segura e sugere a instalação de semáforos. O ato ocorreu das 17h às 17h30.
O protesto simulou o funcionamento de um sistema semafórico com o bloqueio do fluxo da ERS-122 nos dois sentidos, alternadamente, iniciando no sentido Farroupilha-Caxias do Sul e posteriormente no sentido oposto, causando congestionamento intenso. Cerca de 100 pessoas participaram da ação, segurando uma faixa e balões brancos. Ação foi acompanhada por policiais do Grupo Rodoviário de Farroupilha.
O trânsito já foi liberado, mas motoristas precisaram redobrar a atenção ao trafegar pelo local devido ao engarrafamento causado pela manifestação, que lentamente foi se desfazendo.
Morador de Forqueta e um dos idealizadores da ação, Everson Barcelos espera que a manifestação chame a atenção dos órgãos competentes para solucionar o problema:
Há mais de 20 a comunidade reivindica esse acesso ao bairro, e até o momento não fomos atendidos. Então, resolvemos fazer essa paralisação, com total apoio da Polícia Rodoviária Estadual na pista. Esperamos que o resultado venha, que a concessionária [Caminhos da Serra Gaúcha-CSG] e o governo estadual se manifestem, porque a prefeitura de Caxias do Sul tentou intervir e instalar um semáforo e não conseguiu. Continuaremos na luta, esperando uma resolução o mas rápido possível para que a gente não perca mais moradores, vizinhos e amigos da Forqueta no trânsito.