Mesmo com dificuldades de estrutura, Romaria de Caravaggio superou expectativa, diz reitor do Santuário

Mais de 40 mil pessoas estiveram no local de fé nos dias 25 e 26 de maio. Transmissões online ultrapassaram 1,3 milhão de acessos

Publicado por
10:26 - 28/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
CARAVAGGIO

Foto: Divulgação

145ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio foi realizada nos dias 25 e 26 de maio, em Farroupilha. Mesmo que em moldes diferentes, tendo em vista as enchentes que assolam o Rio Grande do Sul e alguns percalços como a chuva e a interdição da ponte na Busa, a festa foi considerada um sucesso pelo reitor do Santuário.

De acordo com dados repassados pela Brigada Militar (BM), 4o mil pessoas estiveram no local de fé nos dois dias de evento, 15 mil no sábado (25) e 25 mil no domingo (26). Neste ano as missas foram transmitidas também de forma online, a adesão foi bastante grande, com mais de 1,3 milhão de acessos.

O reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana fez um balanço da festa, que segundo ele superou as expectativas:

“Superou as nossas expectativas, um balanço muito feliz que a gente faz, um contentamento muito grande. Não tivemos nenhum percalço, nenhum incidente ou qualquer ocorrência, um balanço muito positivo que a gente faz”, afirmou

Conforme o religioso, os peregrinos, mais do que tudo neste ano vieram pedir ajuda pelos outros, não apenas para si mesmo. Ainda que tenha sido considerada um sucesso, existiram pontos que atrapalharam um pouco o evento:

“Tivemos situações diversas. As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul requerem uma atenção toda especial. As pessoas também puderam vir pela Estrada dos Romeiros, mesmo com o interrompimento na subida da Busa por um laudo técnico. Foi feito em última hora, a divulgação ocorreu na sexta-feira, às 17 horas, mas mesmo assim os peregrinos que estavam determinados encontraram caminhos” ressaltou.

No centro, padre Ricardo Fontana (Foto: Divulgação)

Uma das reclamações foi quanto a falta de água para suporte aos romeiros em alguns pontos, mas Fontana afirmou que havia água nas comunidades e nos pontos de apoio para os que necessitassem. A possibilidade para a possível falta seria no trajeto alternativo que os peregrinos tiveram que fazer. No Santuário, após investimentos realizados, não faltou água.

Outra novidade apresentada foi a de sinal de internet e pagamento de passagens via PIX e cartão de crédito. Após investimento aproximado de R$ 120 mil, os resultados apresentados foram os melhores:

“As máquinas de crédito e débito e pagamentos via PIX funcionaram de maneira excelente. Não só para a venda das passagens como para as livrarias, tendas para venda de lanches e restaurantes, sobrou sinal de internet”, pontuou.

Romaria de Caravaggio em 2025

A 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio em 2025 já foi anunciada, ela que terá como lema “Mãe da Esperança, rogai por nós”, e será celebrada nos dias 24, 25 e 26 de maio.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp