ATENÇÃO: Bloqueio em área de risco altera trecho final do roteiro da 145ª Romaria de Caravaggio

Em virtude de deslizamento na Estrada Luiz Victório Galafassi, na região da Busa, em Farroupilha, tráfego está impedido para veículos e pedestres. Trajeto alternativo alternativo aumenta em 12 km percurso até o Santuário

Publicado por
19:00 - 24/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

A Prefeitura de Farroupilha, em colaboração com geólogos, engenheiros e as Forças de Segurança Municipais, incluindo o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Defesa Civil, se reuniu na tarde desta sexta-feira para definir estratégias e orientações para os peregrinos que se dirigem ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio neste final de semana.

Medidas de segurança devido às chuvas

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o início do mês causaram diversos transtornos, incluindo deslizamentos de terra. Em particular, a Estrada Luiz Victório Galafassi, na região da Busa, foi bloqueada por um deslizamento, e novas chuvas nas últimas 24 horas aumentaram o risco de novos deslizamentos. Diante disso, foi decidido o bloqueio total da via para veículos e pedestres. O trajeto alternativo alternativo aumenta em 12 km o trajeto até o Santuário.

Trajeto alternativo para os peregrinos

Para garantir a segurança dos peregrinos, especialmente aqueles vindos de Caxias do Sul, foi definido um trajeto alternativo:

  1. Chegar ao entroncamento da Ponte dos Roman.
  2. Seguir pela Estrada Henrique Antônio Galafassi em direção ao Parque Santa Rita.
  3. Utilizar a Avenida Vêneto até o acesso com a Rua Luiz Faguerazzi.
  4. Continuar pela Rua São Vicente e depois pela Rodovia dos Romeiros até o Santuário.

Declaração do Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente

Nestor Zanonato Filho, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, enfatizou a importância da decisão: “Estamos pensando na segurança e na vida das pessoas. Sabemos da importância da Romaria de Caravaggio para todo o Rio Grande do Sul, em especial para a nossa Serra Gaúcha. Vamos ter equipes orientando os peregrinos e contamos com a compreensão de todos. O momento nos exigiu que isso fosse feito para que todos possam exercer a sua fé”, afirmou.

Implementação das medidas

Na manhã de sábado, 25 de maio, o ponto de bloqueio será equipado com placas, Painel Informativo Luminoso, barreiras físicas e equipes de orientação para garantir que todos os peregrinos sejam devidamente informados e direcionados.

Acessos liberados

Apesar dos bloqueios, a Rodovia dos Romeiros, entre Farroupilha e o Santuário de Caravaggio, e os Caminhos de Pedra, estrada usada por quem vem de Bento Gonçalves, estarão com os acessos liberados.

Apelo à população

As autoridades e organizadores da Romaria de Caravaggio pedem a compreensão e cooperação da população para respeitar as orientações, visando a segurança de todos durante o evento.

Confira o mapa que mostra o bloqueio e a rota alternativa para os romeiros

 

 

 

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp