Dois dias de muita fé: 145ª Romaria de Caravaggio reúne mais de 40 mil pessoas

Cerca de 1,3 milhões de pessoas foram alcançadas, que assistiram às celebrações pelas redes sociais

Publicado por
21:59 - 26/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Santuário N. Sra. de Caravaggio)

Após dois dias de intensas celebrações, a 145ª Romaria de Caravaggio chegou ao fim, reunindo mais de 40 mil pessoas. Sob o lema “Fonte de misericórdia, rogai por nós”, os peregrinos vivenciaram momentos de profunda devoção, comunhão e esperança. Durante o evento, os fiéis participaram de orações, procissões e reflexões, buscando a intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio.

O reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, descreveu o local como um porto seguro em tempos de tragédia climática, destacando a esperança encontrada na fé em Maria, Mãe de Misericórdia.

Em sua homilia na festa deste domingo, dom José Gislon, bispo da Diocese de Caxias do Sul, destacou o amor como palavra-chave para falar sobre a Santíssima Trindade e ajudar os fiéis a reconstruírem a esperança. “Amar significa comprometer-se com a vida, com alguém, com uma causa. O amor que não quer compromisso com a vida é falso, não é de Deus. O cristão é aquele que busca, antes de tudo, alimentar sua vida de fé através de uma intensa comunhão de amor com o Senhor Jesus, na Palavra e na Eucaristia, mas também com o próximo manifestado no amor-serviço”, afirmou o bispo.

A missa das 17h foi marcada por uma celebração repleta de emoção. O reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, fez uma homilia inspiradora, ressaltando a importância da fé e da devoção na vida dos fiéis. Após a homilia, o padre expressou sua gratidão a todos os setores envolvidos na organização da romaria, destacando os 300 anos do pequeno quadro de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália pela família Faoro, que deu início à devoção no Brasil.

Em seguida, foi anunciada a próxima romaria, renovando a esperança e a expectativa dos presentes. A 146ª Romaria de Caravaggio, com o lema “Mãe da Esperança, rogai por nós”, será celebrada nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2025. No encerramento da celebração das 17h, o Grupo de Jovens de Caravaggio e o Grupo de Jovens da Paróquia Jesus Ressuscitado encantaram a todos com uma representação artística da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio, culminando com uma chuva de rosas no interior do santuário.

Nas redes sociais, a 145ª Romaria de Caravaggio teve números expressivos. Segundo o aplicativo Reportei, a página do Facebook do Santuário, com cerca de 112 mil seguidores, alcançou mais de 819 mil impressões. No Instagram, com mais de 52 mil seguidores, foram mais de 453 mil contas alcançadas. No YouTube, o canal do Santuário, com mais de 10 mil inscritos, ultrapassou 11 mil visualizações. O site do Santuário, www.caravaggio.org.br, registrou mais de 15 mil acessos.

A 145ª Romaria de Caravaggio foi um evento marcado pela união espiritual e pela renovação da fé, preparando o terreno para a próxima edição, que promete ser ainda mais significativa para os devotos.

Fotos das celebrações

Prefeitura de Caxias do Sul registra baixo movimento no marco zero da Estrada dos Romeiros

A Prefeitura de Caxias do Sul recepcionou os devotos participantes da romaria ao Santuário de Caravaggio no início da Estrada Municipal Arziro Galafassi com a RS-122. Este ano, em virtude da situação de calamidade pública, o município reduziu os pontos de apoio ao longo do trajeto em virtude de voluntários e servidores estarem trabalhando em outras frentes. No marco zero, a equipe da Prefeitura de Caxias registrou baixo movimento de fiéis neste final de semana dedicado à Nossa Senhora de Caravaggio.

A estrutura neste ponto funcionou a partir das 5h no sábado e domingo. “Em comparação ao ano passado, que choveu em dois dos três dias de romaria, este ano notamos menos movimento do público. Acreditamos que o bloqueio da última parte do trajeto em Farroupilha, por segurança aos pedestres devido a deslizamentos de terra, que aumentou em 12 km a caminhada, foi o motivo dos romeiros não terem ido pela tradicional estrada até o Santuário. Nós também, este ano, tivemos a tarefa de informar sobre isso aos que passaram pelo ponto zero”, avalia a organizadora da ação no marco zero, a coordenadora de comunicação da Prefeitura, Fabiana de Lucena.

A ação deste ano contou com novidades como a iluminação em led de toda a Av. Triches (acesso logo após a Havan) e em parte da rodovia, a cargo da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e o suporte de material da concessionária CSG na RS-122, inclusive com painel informativo na entrada do marco zero.

O suporte da Prefeitura de Caxias conta com banheiros químicos, tonéis e contêineres de lixo e coleta de resíduos, distribuição de água e biscoitos, ambulância do SAMU, orientação no trânsito desde a saída da cidade no Viaduto Campo dos Bugres até a rotatória de acesso na RS-122 e segurança.

(Foto: Ícaro de Campos)

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp