2023 está chegando ao fim, e o ano que se iniciará em poucos dias será de eleições municipais. Diversas cidades da Serra Gaúcha já começaram suas movimentações e com elas as especulações. Em Farroupilha o cenário está em aberto, mas alguns nomes largam na frente visando a cadeira do Executivo.
O Portal Leouve entrou em contato com as siglas que devem ter um representante no pleito, projetando o cenário político no município farroupilhense.
Candidatura da situação, possivelmente sem tentativa de reeleição
Pela situação, indícios apontam que o atual prefeito Fabiano Feltrin (PP) não deve tentar a reeleição, colocando a cargo do vice Jonas Tomazini (MDB) uma eventual tentativa de seguir no poder.
Feltrin já se posicionou frisando que só vai falar nesta questão após a janela do legislativo para trocas de partido, que se encerra em 31 de março. O MDB afirmou que com “naturalidade”, a continuidade de Jonas Tomazini é apoiada pelo partido.
PSB e um velho conhecido
O PSB pode trazer à corrida pela cadeira do Executivo Pedro Pedrozo. Ele foi vice de Claiton Gonçalves (PDT), até este sofrer um processo de impeachment, sendo tirado do poder em 15 de maio de 2020, nesta que foi a primeira sessão de julgamento de um pedido desta origem na história da cidade.
Pedrozo assumiu a prefeitura e tentou seguir nesta posição nas eleições de 2020, mas foi derrotado por Fabiano Feltrin, porém ele é o nome mais forte do partido para uma eventual disputa. A sigla diz que não definiu seu candidato, mas segue se organizando e estruturando uma boa composição para depois apresentar um nome.
Ex-secretário em eventual disputa pelo executivo
Um nome que pode surgir para tentar vencer o atual governo é o de Fernando Silvestrin, ele que foi secretário de Agricultura de Feltrin e deixou a pasta na metade de outubro. O político é presidente do PL na cidade e seria pela sigla que tentaria a eleição.
Em contato com o partido, foi repassado à reportagem que estão sendo realizadas conversas entre outras siglas para formar um apoio amplo, mas o nome também não foi decidido, mas o próprio Silvestrin já afirmou ao Leouve que está disposto a concorrer pelo cargo.
Nova tentativa de Glória pelo União Brasil
Glória Menegotto é outro nome novamente vai estar na disputa pela prefeitura. Em 2020 ela concorreu e terminou em terceiro lugar. Com vasta experiência na área política, já esteve no comando da secretaria de Saúde no município.
Em contato com o União Brasil, partido de Menegotto, ela mesmo confirmou ao Portal Leouve que já é pré-candidata e que o partido conta ainda com 25 nomes à disposição para a Câmara de Vereadores.
Indefinição no Republicanos, mas possibilidade de tentativa de Fran Somensi
Existe a possibilidade da candidatura da ex-deputada estadual Fran Somensi pelo Republicanos, conforme o próprio partido afirmou, mas essa questão segue indefinida na sigla. O nome porém é cotado como forte em uma eventual disputa.
Em janeiro, ela disse à época que concorrer à prefeitura não era um desejo, mas que deixava seu nome à disposição.
Farroupilha definirá seu prefeito em primeiro turno
Por não ter ao menos 200 mil habitantes (70.286 segundo o IBGE), a definição em Farroupilha ocorrerá no primeiro turno, marcado para o dia 6 de outubro.