Política

CC’s em campanha, debates e decisões: o processo de impeachment do prefeito de Caxias

Semana pode ser decisiva para o futuro de Caxias do Sul

CC’s em campanha, debates e decisões: o processo de impeachment do prefeito de Caxias

Não é de hoje que o debate entre apoiadores e a oposição ao governo de Daniel Guerra em Caxias do Sul está à flor da pele. Enquanto a Comissão Processante da Câmara de Vereadores dá andamento ao processo de impeachment de Guerra, o prefeito tenta de várias formas atrasar a sequência do rito, recorrendo à Justiça comum em busca de liminares.

Neste final de semana, Daniel Guerra teve uma nova derrota no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Até esta segunda-feira (16), Guerra poderia entregar defesa por escrito para a Comissão Processante. Os vereadores devem apresentar até o final da semana o parecer sobre o procedimento, que pode ser votado já na outra segunda, dia 23.

Em meio às mobilizações políticas, a prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Diário Oficial Eletrônico 1407 de 16/12/2019, anunciou a nomeação de novos Cargos de Confiança, os CC’s. Entre os cinco confirmados nas funções, nas mais variadas secretarias e no gabinete de prefeito, alguns fazem campanha escancarada em redes sociais contra o impeachment de Daniel Guerra. E, tudo indica, que seja em horário de trabalho. Apoiadores do atual governo também estão engajados.

Por outro lado, Cargos de Confiança de vereadores de oposição do governo Daniel Guerra também utilizam as redes sociais em horário de trabalho para “bater de frente” com a gestão.

Abaixo-assinado

Uma petição online criada por apoiadores do prefeito Daniel Guerra também tem movimentado as redes sociais nos últimos dias. Com a esperança de pressionar os vereadores e mostrar os argumentos favoráveis ao gestor, mais de 1,3 mil pessoas já assinaram o documento na internet. A petição está disponível clicando AQUI.

Confira um trecho da apresentação do documento

Aos Vereadores,

Considerando que o Impeachment serve para apurar crimes de responsabilidade, situações graves, com dolo ao erário público, entre outros;

Considerando que as denúncias do eleitor Ricardo Fabris de Abreu, não seguem estes fundamentos;

Considerando que banalizar este importante instrumento da democracia trará instabilidade em diversos setores do Município;

Considerando o pleito eleitoral municipal que se aproxima;

Nós eleitores abaixo-assinado, exigimos respeito à democracia, e que somente os titulares do voto soberano, ou seja, o povo decida o futuro da cidade em outubro de 2020. Somos contra o impeachment do Prefeito Daniel Guerra.

Manifestação

Um ato em defesa da Justiça foi marcado para esta terça-feira (17) às 18h, em frente a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Os apoiadores do prefeito Daniel Guerra devem estar em grande número para pressionar os parlamentares e convocar a população contra o que chamam de “golpe”.

“Não compactuamos com as ações deliberadas dos vereadores de Caxias do Sul, os quais utilizando-se das suas prerrogativas de poder, querem promover a injustiça contra o Prefeito Daniel Guerra – NÃO AO IMPEACHMENT!!!!”, diz o enunciado da convocação.

Até o momento, 94 pessoas confirmaram presença e outras 163 demonstraram interesse em aderir ao movimento.