Opinião

Os sabotadores do treino

Os sabotadores do treino


Muitos de nós encontramos sempre diversos motivos ou justificativas para não manter uma rotina com a prática de exercícios físicos. É importante atentar-nos que esses motivos muitas vezes são os sabotadores do nosso treino, e que, em grande parte das vezes, somos capazes de resolvê-los facilmente.

Dentre todas as explicações, podemos destacar cinco delas que serão identificadas pela maior população, como “não tenho tempo”, “não tenho motivação”, “não gosto de academia”, “meu médico não liberou” e “não tenho dinheiro”.

Se você se identificou com alguma, vou me esforçar agora para te convencer que seu treino pode sim ser resolvido mesmo com esse possível impasse.

Quando falamos sobre ter tempo ou não para treinar no meio da correria do dia a dia, precisamos considerar quantos minutos podemos praticar e como conseguimos nos organizar para inserir isso. Ou seja, em que momento do dia eu tenho intervalos, ou o horário que meu dia inicia, quem sabe exercitar-se antes do trabalho, ficando assim muito mais fácil para não falhar o treino. E o mais importante: 15 minutos por dia é sim o suficiente! Não há porque você não praticar exercícios por trabalhar e/ou estudar bastante, sobrando muito pouco tempo e cansaço na sua rotina, com certeza 15 minutinhos no seu dia não irá interferir tanto nas suas tarefas e fará uma diferença considerável na sua saúde.

Se não há motivação, comece sem vontade mesmo! Se você ficar esperando depender disso, você vai deixar para começar apenas quando já estiver desesperado! Se for, mesmo sem estar motivado, mantendo uma disciplina, logo vira um hábito.

Caso você não goste e por esse motivo não consiga se manter frequente na academia, treine em casa! Treinar em casa gera sim resultados tão bom quanto a academia, principalmente no que se diz respeito a saúde e fugir do sedentarismo, e até mesmo quando se tem objetivos como emagrecimento e definição. Nestes casos, exercícios ao ar livre também podem ser uma ótima opção, ou atividades diversas, como aulas coletivas tipo lutas, danças e esportes.

É necessário interpretar corretamente a ‘não liberação’ do médico para a prática de exercícios, todos podem e devem se movimentar, talvez você precise de uma atividade específica ou de acompanhamento, mas ficar totalmente imóvel jamais!

Se você quer economizar ou não tem condições de pagar a mensalidade em uma academia ou centro de esportes, utilize da internet e de sua grandiosa rede com exercícios gratuitos. Hoje temos a disposição inúmeros canais e profissionais capacitados e responsáveis que disponibilizam treinos e sessões de exercícios que você pode praticar em qualquer lugar. Nesta questão também é muito importante avaliar prioridades, por exemplo, você acha caro a mensalidade de uma sala de musculação, mas não se importa em pagar um rodízio de pizzas no final de semana, aqui, você está deixando a sua saúde de lado e injustamente justificando a falta de exercícios com a falta de dinheiro, selecionando as suas prioridades.

Não deixe sua mente te sabotar!