Na manhã desta terça-feira ocorre a sessão extraordinária do legislativo caxiense que votará a cassação do vereador Sandro Fantinel (atualmente sem partido). Acusado de quebra de decoro parlamentar, o processo foi aberto em 02 de março por meio de 4 denúncias.
A comissão processante, e aqui cabe uma parabenização, agiu de forma célere, respeitando os ritos e pouco mais de 2 meses após o início o processo terá seu desfecho. O parecer final desta comissão foi favorável a cassação de Fantinel e agora quem decidirá é o plenário. São necessários 16 votos favoráveis, em pelo menos uma das denúncias, para que o parlamentar seja cassado.
Alguns movimentos políticos parecem anteceder a votação e causam ainda mais suspense para o eventual resultado. O atual secretário de Turismo, vereador licenciado Ricardo Daneluz, recentemente expulso do PDT, emitiu comunicado a presidência da Câmara informando seu retorno para a Câmara na tarde de hoje.
Cabe lembrar que corre em paralelo, o processo de cassação do vereador Lucas Caregnato do PT também por quebra de decoro parlamentar. E coincidentemente Fantinel é um dos sorteados para compor a comissão. Certamente, a decisão de amanhã pode influenciar politicamente sobre o caso de Caregnato. Na sessão de amanhã cada vereador terá 15 minutos para se manifestar antes do decisivo voto.
A sociedade caxiense estará atenta para acompanhar um triste episódio da política local e da história do legislativo. Que sirva de lição para os edis mas também para cada um de nós eleitores.