A Meta anunciou nesta terça-feira (6), que vai começar a identificar todo o conteúdo gerado por IA no Facebook, Instagram e Threads. O etiquetagem vai começar “nos próximos meses” e inicialmente deve ter foco em assuntos políticos. O objetivo é gerar mais transparência a esse tipo de conteúdo, um movimento de denota preocupação com os deepfakes, manipulação e disseminação de desinformação em período eleitoral nos EUA, Brasil e outros países.
Nick Clegg, executivo de assuntos globais da Meta, registrou no site oficial: “Estamos criando essa capacidade agora, e nos próximos meses iniciaremos a aplicar selos em todos os idiomas suportados por cada app. Realizaremos esta abordagem ao longo do próximo ano, durente o qual um número importantes de eleições ocorrerão ao redor do mundo”.
Segundo ele, ferramentas como marca dágua e metadados serão usados para identificar os conteúdo gerado por IA. Por outro lado, a Meta deixa claro que alguns conteúdos podem não ser identificados pelos filtros criados para a identificação.
A identificação do conteúdo gerado por IA vale para todos os usuários das redes sociais da empresa, e tem atenção especial nos anunciantes, que em ano eleitorial tendem a aumentar seu volume. Esse tipo de propaganda de cunho político vai receber um campo específico para declaração de uso de IA ao lado de dados sobre o financiador das campanhas e outros detalhes. Os testes foram promissores no reconhecimento de conteúdos criados com IA generativa da Meta, assim como Google, OpenAI e Adobe.