Um dos pontos altos da programação da La Prima Vendemmia, principal festa de Nova Roma do Sul, é o filó encenado. No último sábado (25), o evento reuniu aproximadamente duas mil pessoas no Complexo Municipal de Esporte e Lazer do município, onde a festa ocorre. O encontro é considerado o maior filó da Serra Gaúcha, tendo em vista a quantidade de espectadores e de pessoas envolvidas na organização.
Ao todo, a encenação contou com a participação de mais de 80 moradores de Nova Roma do Sul. O tema da La Prima Vendemmia deste ano – “À Luz de Lampiões” – rememora essa tradição: antigamente, os moradores do interior usavam o objeto para iluminar o caminho ao visitar uns aos outros nos filós.
Embalada pelas luzes dos lampiões, a comunidade de Nova Roma do Sul encena no filó a jornada dos seus antepassados desde o momento em que saíram da Itália em busca do sonho de uma vida digna, sem fome, até passar pela frustração de encontrar apenas montes e vegetação densa na Serra Gaúcha. O espetáculo também mostra o desfecho dessa história, com a construção das primeiras casas e a chegada do desenvolvimento urbano. “O filó relembra todo o trabalho e a fé do nosso povo. É uma homenagem à história e à cultura de Nova Roma do Sul”, destaca Tiago Pasa, secretário de Turismo do município, que também é um dos artistas do filó.
O trabalho de pesquisa para a realização do espetáculo teve início em 2017, quando a diretora cênica Julinéia Fochesatto se reuniu com João Panozzo, historiador de Nova Roma do Sul. Juntos, eles imaginaram como a história do município poderia ser contada em um palco. Em novembro de 2019, o roteiro foi escolhido para ser encenado na 14ª edição da La Prima Vendemmia. Poucos dias antes da decisão, porém, Panozzo teve um aneurisma e acabou falecendo. “Esse filó é uma grande homenagem ao Panozzo. Os atores entraram em cena conscientes disso. Graças ao trabalho dele, tivemos todo o embasamento histórico para fazermos um espetáculo sobre algo que realmente aconteceu”, relata Julinéia.
O engajamento da comunidade de Nova Roma do Sul com o filó é intenso. Elenco, figurino, cenário, organização: todas as etapas do espetáculo contam com a participação da comunidade. “Isso é uma das coisas mais legais de Nova Roma: a comunidade entende que a festa é dela”, resume Julinéia. O filó volta a ser encenado no segundo final de semana da La Prima Vendemmia, também no sábado à noite, com entrada gratuita. O evento ocorre no dia 1º de fevereiro, a partir das 20h.