Viveiristas da videira serão capacitados pela Embrapa em Bento Gonçalves

A programação contempla palestras com pesquisadores da Embrapa e especialistas convidados

Viveiristas da videira serão capacitados pela Embrapa em Bento Gonçalves Viveiristas da videira serão capacitados pela Embrapa em Bento Gonçalves Viveiristas da videira serão capacitados pela Embrapa em Bento Gonçalves Viveiristas da videira serão capacitados pela Embrapa em Bento Gonçalves
viveiras
Embrapa/divulgação

Os viveiristas, atores de suma importância na cadeia da uva e do vinho, terão uma oportunidade importante nos dias 23 e 24 de abril, quando ocorrerá o 4º Encontro para Capacitação de Viveiristas de Videira, na sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). A ação visa fortalecer a qualificação técnica dos profissionais envolvidos na produção e comercialização de mudas de videira. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br).

A programação contempla palestras com pesquisadores da Embrapa e especialistas convidados, abordando temas como: pragas e doenças na qualidade de mudas, legislação e fiscalização no comércio de mudas e obtenção e oferta de materiais básicos de cultivares de videira aos viveiristas.

O evento é voltado a viveiristas, técnicos da assistência e extensão rural, representantes de instituições de pesquisa e profissionais da cadeia produtiva da viticultura, oferecendo uma oportunidade de atualização técnica e troca de experiênciasTambém, aspectos mercadológicos como as tendências de mercado para cultivares industriais e as percepções do setor sobre a produção e a comercialização de mudas serão abordados.

Também haverá uma apresentação do Programa Apassul de Mudas de Qualidade, conduzida por Daniel Grohs (Embrapa Uva e Vinho) e Elisangela Sordi (Apassul).

,

“Garantir que as mudas de videira tenham qualidade e origem rastreável passa a ser uma realidade no Brasil a partir deste Programa. Os viticultores terão acesso a mudas classificadas com base em inspeções técnicas e análises laboratoriais, e não mais apenas pela palavra do viveirista”

antecipa Grohs que, desde 2013, lidera ações na melhoria da qualidade das mudas de videira na empresa de pesquisa e agora apoia a Apassul na implementação deste novo programa.

Fazem parte do programa oito viveiristas do Rio Grande do Sul e três de Santa Catarina.

“Os participantes vão conhecer todo o trabalho que vem sendo realizado. A nossa expectativa é que o setor produtivo reconheça o esforço que vem sendo feito e contribua na ampliação deste programa”,

pontua Grohs.

Serviço

O que: 4º Encontro para Capacitação de Viveiristas de Videira

Data: 23 e 24 de abril de 2025

Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho, Rua Livramento, 515, Bento Gonçalves – RS

Investimento: R$ 100,00 (público geral) e R$ 50,00 (viveiristas associados Apassul ou licenciados Embrapa). Neste valor estão inclusos o almoço no dia 23/04, lanches nos intervalos e certificado de participação.

Inscrições: na plataforma Sympla: Público geral – https://bit.ly/2504publicogeral e Associados Apassul ou Licenciados Embrapa: https://bit.ly/2504associados.

Informações: [email protected] ou telefone (54)3455.8087.


Programa

23/04

08h00 – Inscrições e Credenciamento

08h15 – Abertura – Chefia da Embrapa Uva e Vinho

08h30 – Pragas em videira e a qualidade de mudas – Marcos Botton/Embrapa Uva e Vinho

09h15 – Legislação e fiscalização do comércio de mudas de videiras -Rafael Friedrich de Lima/Seapi

10h00 – Intervalo

10h15 – Checagem viral e limpeza clonal para qualidade de mudas – Thor Vinicius Martins Fajardo/Embrapa Uva e Vinho

11h00 – Programa de seleção de clones viníferos BRS -Leo Duc Haa Carson/Embrapa Uva e Vinho

11h45 – Almoço

13h00 – Aspectos técnicos das cultivares lançadas pelo Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” – Patrícia Ritschel/Embrapa Uva e Vinho

13h45 – Doenças de tronco em videira e a qualidade de mudas -Marcus Almança/IFRS – Campus Bento Gonçalves

14h30 – Oferta pública de materiais básicos das cultivares protegidas e de domínio público de videira – Nelson Pires Feldberg/Embrapa Clima Temperado

15h15 – Intervalo

15h30 – Mapeamento e tendências de mercado para cultivares de uva para indústria – Eduardo Piaia/Consevitis

16h15 – Pesquisa, produção, comercialização e plantio de mudas de videira – percepção dos técnicos e produtores ao Consevitis -Luciano Rebellatto/Consevitis

17h00 – Coquetel

Dia 24/04/2025

08h15 – Fisiologia da videira e a qualidade de mudas – Henrique Pessoa dos Santos/Embrapa Uva e Vinho

09h30 – O registro de cultivares no sistema Nacional de Sementes e Mudas- Leidiane Aparecida Ferreira Queiroz/MAPA

09h45 – Intervalo

10h00 – Programa Apassul de mudas de qualidade – Daniel Grohs/Embrapa Uva e Vinho e Elisangela Sordi/Apassul

11h45 – Encerramento