O novo Toyota Vitz ganhou relevância após a nova política dos carros populares ter sido anunciada pelo Governo, que prometeu uma reduções de impostos para trazer de volta ao mercado modelos com preços na faixa dos R$ 50 mil a R$ 60 mil. Batendo de frente com modelos como Renault Kwid e Fiat Mobi, o Toyota Vitz tem a seu favor o preço inicial.
A marca japonesa lançou o hatch de entrada Toyota Vitz, que embora pareça novo, não é tão recente quanto se pensa. Na verdade, de 1999 a 2019, ele já existia no exterior como o carro de entrada da Toyota, até que foi rebatizado como Yaris no Japão e no resto do mundo.
Toyota Vitz em detalhes
Agora, ele retorna com o mesmo nome, mas com algumas modificações. E a melhor parte é que ele é oferecido por US$ 9.990, o que equivale a R$ 49.418 na conversão direta. O “novo” Toyota Vitz é, na verdade, uma versão do Celerio 2022, um hatch popular fabricado pela Suzuki na Índia. Na prática, esses dois modelos são praticamente idênticos, diferenciando-se apenas pelos emblemas da grade frontal.
O Vitz – ou Celerio – possui 3,69 metros de comprimento, 1,65 metros de largura, 1,55 metros de altura e 2,43 metros de distância entre-eixos. Sob o capô, há um motor 1.0 de três cilindros que produz 67cv de potência e 9kgfm de torque. O Toyota Vitz possui uma transmissão manual de cinco velocidades, mas também há uma opção automatizada com cinco marchas.
Quanto ao interior, esse novo modelo de entrada da Toyota é simples. O painel é analógico, com uma pequena tela básica para o computador de bordo. Os comandos dos vidros estão localizados no painel, juntamente com os botões de pisca-alerta e travamento central. A montadora afirma que o modelo não deve chegar ao mercado brasileiro. “A empresa não tem planos de comercialização desse modelo no Brasil”.