Des. Cláudio, Desa. Rosane, Presidente Eduardo Uhlein, Desa. Ana Paula e Des. Ricardo (Créditos: Eduardo Nichele/Divulgação)
Des. Cláudio, Desa. Rosane, Presidente Eduardo Uhlein, Desa. Ana Paula e Des. Ricardo (Créditos: Eduardo Nichele/Divulgação)

Rio Grande do Sul - O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul definiu nq segunda-feira (24) a nova cúpula administrativa para o biênio 2026/2027. O Desembargador Eduardo Uhlein assumirá a Presidência, com Cláudio Luís Martinewski como 1º Vice, Rosane Wanner da Silva Bordasch como 2ª Vice e Ana Paula Dalbosco como 3ª Vice. O Desembargador Ricardo Pippi Schmidt comandará a Corregedoria-Geral da Justiça.

A eleição ocorreu pelo sistema virtual desenvolvido pela DITIC e registrou a participação de 161 desembargadores. Uhlein e o Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira empataram com 80 votos cada; um magistrado votou em branco. O critério de antiguidade definiu o vencedor. A posse da nova administração está marcada para 3 de fevereiro de 2026.

Ao falar com a imprensa, Uhlein destacou que pretende aproximar ainda mais o corpo de magistrados.

“Nossa prioridade será a união dos Desembargadores e Desembargadoras em torno de iniciativas importantes, conversando com todos e todas, buscando a unificação do Tribunal”, afirmou. Ele também garantiu continuidade aos projetos já em andamento.

O atual presidente do TJRS, Desembargador Alberto Delgado Neto, afirmou que a eleição transcorreu com normalidade, elogiou a qualificação das duas chapas e desejou sucesso aos eleitos.

Perfis dos eleitos

Eduardo Uhlein – Presidente
Com mais de 38 anos de carreira, atuou em diversas comarcas do Estado e integra o TJ desde 2009. Tem passagem pelo Órgão Especial, pela Corregedoria e pela Presidência como Juiz-Assessor. Liderou a comissão que estruturou o Plano de Carreira dos servidores, foi professor universitário e participou de órgãos da AJURIS e da AMB.

Cláudio Luís Martinewski – 1º Vice-Presidente
Magistrado há mais de 35 anos, trabalhou do interior à Capital. Possui pós-graduação em Direito Tributário e Administração do Judiciário. Atuou como Juiz-Corregedor, dirigiu o Foro da Capital, presidiu a Central de Conciliação dos Precatórios e comandou a AJURIS no biênio 2022/2023. Hoje ocupa a Vice-Presidência da AMB.

Rosane Wanner da Silva Bordasch – 2ª Vice-Presidente
Ingressou na magistratura em 1987. Tem formação sólida em gestão e qualidade, com mestrado pela FGV Direito-Rio. Foi a primeira Secretária-Executiva do Plano de Gestão pela Qualidade do Judiciário. Atuou na Corregedoria, no CORAD e em projetos de enfrentamento às demandas repetitivas. Desde 2021 integra o TJRS e hoje está na 1ª Câmara Especial Criminal.

Ana Paula Dalbosco – 3ª Vice-Presidente
Chegou ao TJRS em 2014 pelo Quinto Constitucional, após quase duas décadas na advocacia cível. É formada pela UFSM, tem MBA pela FGV e especializações nas áreas empresarial e ambiental. Participou do Órgão Especial e da Comissão de Biblioteca e Jurisprudência.

Ricardo Pippi Schmidt – Corregedor-Geral da Justiça
Com 40 anos de magistratura, integra o TJRS desde 2017. Tem mestrado pela FGV-Rio e foi diretor da Escola da Magistratura da AJURIS. Atuou duas vezes como Juiz-Corregedor, presidiu a Comissão de Inovação e criou o Laboratório de Inovação (Labee9). Participou de grupos nacionais sobre processo civil e modernização do Judiciário.