
A Prefeitura de Caxias do Sul flagrou, no último domingo (26), duas pessoas fazendo o descarte irregular de lixo no Portal da Maestra, apenas um dia após a limpeza completa do local, realizada durante o lançamento do programa Caxias Mais Limpa.
O flagrante foi registrado por câmeras instaladas na região, que fazem parte das medidas de monitoramento implementadas pelo município para coibir novas infrações. Por meio das imagens, foi possível identificar a placa do veículo utilizado. Em uma ação conjunta da Guarda Municipal, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Fiscalização de Trânsito, o responsável foi localizado, notificado e vai responder por crime ambiental. O veículo envolvido foi apreendido.
Caxias Mais Limpa
O programa Caxias Mais Limpa foi lançado no sábado (25) e retirou mais de 300 toneladas de resíduos em um único dia. A força-tarefa reuniu equipes de várias secretarias municipais (entre elas, Semmas, Gestão Urbana, SMTTM, SSPPS, Obras, SMAPA e Codeca) e contou com o apoio das associações de moradores dos bairros (Amobs).
As equipes começaram os trabalhos às 8h, na zona norte, com a limpeza de lixões nas ruas Olímpio Susin e Jacob Susin, no próprio Portal da Maestra. Somente nesse ponto, foram retiradas 250 toneladas de lixo. Após a limpeza, o município instalou placas de “Proibido colocar lixo” e câmeras de vigilância — uma delas, responsável pelo flagrante do domingo.
Ao longo do dia, o bota-fora da Codeca percorreu as principais vias recolhendo cerca de 60 toneladas de volumosos, como sofás, pneus, colchões e móveis. A Secretaria de Gestão Urbana realizou 13 podas e a limpeza de áreas verdes próximas a unidades básicas de saúde.
O prefeito Adiló Domenico acompanhou o início da operação e reforçou o pedido de conscientização à população.
“Enquanto houver pessoas que jogam lixo em qualquer lugar, a cidade não vai ficar limpa. A natureza devolve aquilo que fazemos com ela. Essa é uma responsabilidade de todos, não só do poder público”, afirmou.
O Caxias Mais Limpa segue no próximo sábado (1º), com novas ações nos bairros Canyon, Vila Ipê e Colina do Sol, também na zona norte da cidade.