ELEIÇÃO

Definida lista tríplice para a escolha do procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul

Lista é válida para o biênio 2025/2027; Os nomes mais votados foram Alexandre Sikinowski Saltz, com 516 votos, Lisandra Demari, com 230, e Luciano Vaccaro, com 217

Foto: MPRS / Reprodução
Foto: MPRS / Reprodução

A eleição para a formação da lista tríplice que definirá o próximo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, para o biênio 2025/2027, foi concluída neste sábado (17). Os nomes mais votados foram Alexandre Sikinowski Saltz, com 516 votos, Lisandra Demari, com 230, e Luciano Vaccaro, com 217.

O pleito teve início no dia 15 e se estendeu de forma ininterrupta até as 17h do sábado, quando a Comissão Eleitoral proclamou o resultado. Dos 736 integrantes do colégio eleitoral — formado por procuradores e promotores de Justiça —, 731 participaram da votação.

Resultado da lista para Procurador-Geral de Justiça do RS

A presidente da Comissão Eleitoral, procuradora de Justiça Jacqueline Fagundes Rosenfeld, agradeceu o trabalho da equipe responsável pela organização do processo.

Além de Jacqueline e Mastrangelo, participaram da mesa de apuração as procuradoras de Justiça Sara Duarte Schütz e Maria Ignez Franco Santos, o presidente da Associação do Ministério Público do RS (AMP/RS), Fernando Andrade Alves, e a promotora-assessora Juliana Bossardi.

Próximos Passos e Decisão Final

A lista tríplice será entregue nesta segunda-feira (19), às 15h, ao vice-governador do Estado, Gabriel Souza. Caberá ao governador Eduardo Leite escolher, em até 15 dias, quem será o novo titular do Ministério Público gaúcho.