O vereador Zé Dambrós/PSB será o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, a partir do próximo dia 1º de janeiro, para todo o exercício do ano de 2023. No final da sessão ordinária desta quarta-feira (15/12), que demarcou o encerramento deste ano legislativo, no plenário da Casa, ele foi eleito entre o conjunto dos demais vereadores, por 16 votos favoráveis. Às 10h26, a presidenta Denise Pessôa/PT, que estava na condução das atividades, anunciou o resultado. Os outros sete votos possíveis se dirigiram ao vereador Alexandre Bortoluz/PP, que também concorreu à Presidência da Casa. Até 31 de dezembro de 2022, o Legislativo caxiense continua sendo presidido pela vereadora Denise.
Composição da mesa respeita a proporcionalidade partidária
Momentos antes de ser eleito, o vereador Dambrós ocupou a tribuna, de onde ressaltou ser favorável ao respeito à proporcionalidade e à representatividade, na política, como forma de respeitar o resultado das urnas, nas eleições municipais de 2020. Naquela oportunidade, com 2.294 votos, elegeu-se para o seu primeiro mandato, como vereador titular da Casa. Já havia assumido como suplente, em outras oportunidades.
Natural de São José do Ouro (RS), Dambrós recordou que, em Caxias, conseguiu prosperar, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional.
“Eu venho do movimento comunitário e do jeito de fazer política com participação. A história do nosso Legislativo se confunde com a da cidade. Pretendo dar sequência ao trabalhos dos vereadores Velocino Uez/PDT e Denise Pessôa/PT, que terão me antecedido, nesta XVIII Legislatura (2021-2024). Temos que respeitar a harmonia entre os poderes, a presença das mulheres, dentro de uma missão democrática, dialogando com todos”, ponderou o futuro presidente do Legislativo.
Junto com a o vereador-presidente eleito, Zé Dambrós/PSB, farão parte da Mesa Diretora de 2023 os vereadores Olmir Cadore/PSDB (vice-presidente), Renato Oliveira/PCdoB (2º vice-presidente), Adriano Bressan/PTB (secretário) e Marisol Santos/PSDB (2ª secretária).