A tartaruga Jonathan completou 191 anos nesta semana, afirmando seu status de animal mais velho do mundo. Jonathan é uma tartaruga-das-seychelles, uma subespécie da Aldabrachelys gigantea e nasceu nas Seychelles, um arquipélago no Oceano Índico, por volta de 1832. Ele foi levado para a ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, em 1882, como presente para o governador Sir William Grey-Wilson. A tartaruga gigante tem uma carapaça que mede cerca de 1,2 metro de comprimento e pesa cerca de 317 kg.
Reconhecido oficialmente pelo Guinness World Records, a tartaruga Jonathan tem dois recordes mundiais: o mais antigo animal terrestre vivo conhecido e o mais antigo quelônio. Porém, de acordo com a entidade, a idade de Jonathan não é um consenso, já que com base em análises de especialistas esta é “uma estimativa conservadora”, e segundo a equipe do Livro dos Recordes. “Muito provavelmente, ele é ainda mais velho”.
Jonathan está em boa saúde para a sua idade. Ele ainda consegue se alimentar, andar e interagir com os outros, inclusive sua libido támbém está em ordem, já que tenta acasalar com frequência com as fêmeas mais novas Emma, de 55 anos, e Frederik, de 32. No entanto, ele apresenta alguns sinais de envelhecimento, como perda de visão, audição e olfato.
Os cuidadores da tartaruga Jonathan monitoram constantemente a sua saúde e fornecem-lhe os cuidados necessários para que ele possa viver uma vida longa e saudável. Ele é um ícone da ilha de Santa Helena e é provável que continue a ser uma atração popular por muitos anos.