Tecnologia

Megafoguete Starship, da Space X de Elon Musk, decola com sucesso no Texas

Megafoguete Starship, da Space X - Foto: Divulgação
Megafoguete Starship, da Space X - Foto: Divulgação

O megafoguete reutilizável Starship finalmente fez seu segundo lançamento, sete meses após o primeiro ter falhado. Após 63 correções de falhas depois do primeiro fracasso, o lançamento deste sábado (18) em Boca Chica, no Texas, é um marco para a aviação espacial.

Megafoguete Starship, da Space X - Foto: Divulgação
Megafoguete Starship, da Space X – Foto: Divulgação

O Starship é o maior veículo espacial já construído, com 120 metros de altura e composto por 2 estágios. Um deles é o propulsor Super Heavy que usa 33 motores raptor, a maior quantidade já usada em um veículo espacial. O outro estágio é propriamente a espaçonave Starship, que usa outros seis motores. Com capacidade de carga entre 100 e 150 toneladas, a espaçonave é movida a metano resfriado e oxigênio líquido.

Apenas 2min50s após a decolagem, houve a separação dos dois estágios, e o voo segui até a orbita terrestre a 235km de altura. Houve uma interrupção de comunicação com o foguete, reestabelecida algum tempo depois. A cápsula foi programada para pousar usando para-quedas em torno de 1h30 depois, no Oceano Pacífico, a cerca de 35 km da costa do Havaí, próximo à ilha de Kauai.

Clique  aqui para as mais notícias