Os benefícios do shot de gengibre matinal usado por Gisele Bündchen

O shot de gengibre é um elixir saudável que tem sido adotado por muitas pessoas, incluindo celebridades, devido aos seus potenciais…

Publicado por
18:10 - 24/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
shot de gengibre

O shot de gengibre é um elixir saudável que tem sido adotado por muitas pessoas, incluindo celebridades, devido aos seus potenciais benefícios para a saúde. Originário do continente asiático, especialmente da China e da Índia, o gengibre (Zingiber officinale) faz parte da família das zingiberáceas.

Benefícios do shot de gengibre

Celebridades como Gisele Bündchen e Gwyneth Paltrow chamam o shot de gengibre de “purificador do sistema imunológico”. O gengibre contém compostos bioativos, como gingerol, que podem ajudar a fortalecer a resposta imunológica do corpo.

Muitas pessoas relatam sentir mais energia e menos fadiga após começarem a tomar o shot de gengibre regularmente. O consumo matinal pode proporcionar uma sensação de revitalização e disposição.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Critical Reviwes in Food Science and Nutrition, ensaios clínicos diversos foram realizados para analisar os efeitos das bebidas de gengibre com relação a peso. Com isso, sugeriu-se que seu consumo regular pode auxiliar a reduzir medidas corporais, especialmente na região cintura-quadril.

Já o relatório “A água de gengibre reduz o aumento de peso corporal e melhora o gastro energético” testou os efeitos da bebida na perda de peso e no metabolismo de certos nutrientes, e o resultado sugere que o gengibre também pode prevenir a obesidade e condições relacionadas a ela. Porém, estes resultados ainda são preliminares e podem não ser precisos.

benefícios do shot de gengibre

Foto: Freepik

Receita do shot de gengibre

 

Ingredientes:

  • 1 pedaço de gengibre fresco (cerca de 2 cm)
  • 1/2 limão espremido
  • 1 colher de chá de mel (opcional)
  • 1/4 xícara de água morna

Preparo:

  1. Descasque o gengibre e corte em fatias finas.
  2. Coloque o gengibre, o suco de limão e o mel (se usar) em um liquidificador ou processador de alimentos.
  3. Adicione a água morna e bata até obter uma mistura homogênea.
  4. Coe a mistura usando uma peneira fina para remover os pedaços de gengibre.
  5. Despeje o shot em um pequeno copo e beba imediatamente com o estômago vazio para obter melhores resultados.

E se a dose for exagerada?

Embora não exista uma dosagem única universalmente recomendada, a maioria das pesquisas sugere que o consumo de até 4 gramas de gengibre fresco por dia (ou 2 gramas de gengibre em pó) é seguro para a maioria dos adultos saudáveis. Essa quantidade pode ser dividida ao longo do dia, seja em chás, smoothies, receitas culinárias ou até mesmo consumindo o gengibre fresco picado.

Embora seja geralmente seguro para a maioria das pessoas, o consumo excessivo de gengibre (acima de 4 gramas por dia) pode levar a alguns efeitos colaterais indesejáveis, como:

  • Queimação na boca e no estômago: Sensação desconfortável que pode ser amenizada com o consumo de água ou leite.
  • Diarreia: O gengibre em excesso pode estimular o intestino, causando diarreia, especialmente em pessoas com intestino sensível.
  • Azia e refluxo: O gengibre pode relaxar o esfíncter esofágico inferior, facilitando a subida do ácido estomacal, causando azia e refluxo.
  • Interações medicamentosas: O gengibre pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes e antiplaquetários, aumentando o risco de sangramentos.
  • Baixo nível de açúcar no sangue: O gengibre pode baixar o açúcar no sangue, o que exige atenção especial de pessoas com diabetes.

Clique aqui para mais artigos

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp