Uma reunião entre José Ivo Sartori, do MDB, e Alceu Barbosa Velho, do PDT, movimentou os bastidores da política caxiense. O encontro da semana passada que contou também com a participação de outras lideranças, como do deputado estadual Carlos Burigo, do MDB, tratou do alinhamento das siglas para as eleições municipais de 2024.
A dobradinha que venceu duas eleições em Caxias do Sul (2004 e 2008) pode voltar o cenário 20 anos após a primeira vitória. Conforme a proposta do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (que venceu a eleição em 2012 com apoio do MDB) o seu partido, o PDT, aceita apoiar o nome do ex-governador e ex-prefeito José Ivo Sartori para a disputa da prefeitura, mas desde que ele lidere uma aliança que inclui também o PT, o que traria o apoio do também ex-prefeito e deputado Pepe Vargas (1996 e 2000).
Seriam então MDB, PDT e PT juntos numa chapa considerada imbatível. As direções nacionais dos partidos, distantes da realidade local, estariam discutindo essa possibilidade. Na teoria, é simples, mas para ala mais conservadora do MDB, a prática torna a possibilidade quase impossível.
Conforme pessoas próximas ao ex-governador até o momento ele só ouve e se mantém em silêncio. Foram realizadas reuniões recentes também com outras siglas partidárias, como o PSB.
Confira mais informações sobre possíveis candidaturas para eleições 2024 em Caxias do Sul
Eleições 2024: quem são os possíveis candidatos à prefeitura de Caxias do Sul