A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura iniciou na manhã desta quarta-feira (24/01), as articulações para as comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no RS que serão celebrados em 2025.
Em reunião no Salão de Atos da Reitoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o reitor Gelson Leonardo Rech, fez a apresentação aos integrantes da Comissão Organizadora do sesquicentenário das ações que serão desenvolvidas pela universidade que será a responsável pela coordenação da Comissão Executiva, conforme decreto municipal nº22.897 de 20 de dezembro de 2023.
“Queremos irmanar essa celebração junto ao poder público, às entidades e às pessoas que desejam relembrar e valorizar o fenômeno da imigração italiana no Estado e, principalmente, na nossa região”, destacou o reitor.
A UCS, por meio do seu Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC), assume o compromisso de organizar as demais ações que serão propostas pela comissão que envolve prefeitura, entidades e grupos locais interessados. A UCS foi escolhida pelo executivo para coordenar as atividades por conta de sua trajetória de pesquisa e ensino.
Este primeiro encontro serviu para dar início ao planejamento das ações que serão desenvolvidas no ano de 2025, alusivas aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
A diretora-geral da Secretaria Municipal da Cultura, Magali Quadros, enfatizou que as comemorações serão um marco não só para o município mas sim para toda a região. “Vamos celebrar nossos imigrantes resgatando a história e homenageando o legado deixado”, disse a diretora que lembrou que a que a Festa Nacional da Uva 2024 que celebrará os 150 Anos da Imigração Italiana no Estado, será o início das comemorações, com lançamento de selo alusivo e diversas ações locais.
Nos próximos, a comissão terá um novo encontro para apresentação de um cronograma com as ações que serão desenvolvidas ainda em 2024.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Caxias do Sul