A Microsoft ultrapassou a Apple como a empresa de maior valor de mercado no mundo nesta quinta-feira (11). O feito ocorreu em meio a preocupações de investidores sobre a demanda pelos dispositivos da Apple, especialmente na China, e a crescente popularidade de tecnologias de inteligência artificial da Microsoft.
No fechamento do pregão, as ações da Microsoft subiram 1,5%, chegando a um valor de mercado de US$ 2,888 trilhões. Já as ações da Apple recuaram 0,5%, com uma capitalização de US$ 2,887 trilhões. Essa é a primeira vez desde 2021 que a Apple perde o posto de empresa mais valiosa do mundo.
No acumulado de janeiro, as ações da Apple têm queda de 3,3% em comparação com valorização de cerca de 2% da Microsoft. A corretora Redburn Atlantic disse na quarta-feira (10) que a China pode ser um obstáculo para o desempenho da Apple nos próximos anos, apontando para a concorrência da empresa com a Huawei e tensões sino-americanas.
A Microsoft, por sua vez, tem apostado em tecnologias de inteligência artificial, como computação em nuvem e aprendizado de máquina. Essas tecnologias estão se tornando cada vez mais importantes para negócios e consumidores, o que tem impulsionado o crescimento da Microsoft.
A mudança na liderança do ranking de empresas mais valiosas do mundo é um sinal da evolução do setor de tecnologia. A Microsoft, que já foi líder incontestável, está voltando a ocupar esse posto, enquanto a Apple, que dominava o mercado de smartphones, enfrenta novos desafios.