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Fraude em motores a diesel faz Toyota suspender vendas de Hilux e SW4

Fraude em motores a diesel Toyota - Foto: Divulgação
Fraude em motores a diesel Toyota - Foto: Divulgação

Uma fraude em testes de certificação de três famílias de motores a diesel gerou a suspensão das vendas da Toyota Hilux e da SW4. Um comunicado global confirmou a suspensão das vendas de pelo menos 10 modelos diferentes, todos movidos a diesel.  A descoberta foi feita por um comitê investigativo, que detectou a fraude.

O comunicado explica que a empresa responsável pelo desenvolvimento dos motores usou um software no processo de certificação diferente do usado durante a fase de desenvolvimento, com intenção de atingir “valores de potência e desempenho que parecessem mais suaves e com menos variação”.

Fraude em motores a diesel Toyota - Foto: Divulgação
Fraude em motores a diesel Toyota – Foto: Divulgação

 

Entre os 10 modelos afetados, além de Hilux e SW$ estão Land Cruiser 300, Hiace, Innova e Lexus LX500D. A montadora afirma que os modelos afetados “atendem aos padrões de potência do motor” e que não há necessidade de parar de usar os motores ou veículos. A marca sofre pressão do Ministério dos Transportes do Japão  que divulgou comunicado afirmando que “a fraude é um ato que mina a confiança do usuário e abala os próprios alicerces do sistema de certificação automotiva”.
Fraude em motores a diesel Toyota - Foto: Divulgação
Fraude em motores a diesel Toyota – Foto: Divulgação
Koji Sato, CEO da Toyota, disse em entrevista coletiva que a empresa usou 36.000 unidades dos motores afetados em todo o mundo a cada mês, o que equivale a 432.000 unidades por ano. Procurada pela reportagem de Motor1.com, a Toyota do Brasil declarou:

“A Toyota Industries Corporation, uma afiliada da Toyota Motor Corporation, anunciou em 29 de janeiro de 2024 que foram encontradas irregularidades nos testes de certificação de potência (cavalos) aplicáveis a determinados países em três modelos de motores da Toyota.

Entretanto, esse problema não afeta nenhum veículo no Brasil.

Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo.

Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança dos veículos.

Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado.”

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