Tem ganhado força nos últimos dias um movimento dos moradores do 2º Distrito de Farroupilha, no qual eles pedem o desmembramento do município para passar a integrar a região de Pinto Bandeira.
O tema foi levado à Câmara de Vereadores em sessão na última segunda-feira (19). Roque Severgnini, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura e vereador pelo PSB, tem cobrado um maior apoio da Prefeitura Municipal em relação aos moradores da localidade, tendo em vista que este é um importante polo da agricultura, no qual faz girar grande fatia da economia do município.
Com esta possível mudança, entramos em contato com Roque Severgnini, este que tratou do tema e explicou como a situação chegou a este ponto:
“Aquela região é uma grande produtora de frutas de caroço, de uvas e também ali nós temos diversas empresas. Temos produtoras de leite, posso te dizer que tem produtor que produz mais de 15 mil litros de leite por dia, temos vinícolas. E foi-se o tempo em que chegava as coisas no lombo de um cavalo, ou de um caminhãozinho. Agora chegam carretas, este é o fato”, iniciou o vereador.
A falta de programas, ditos por Severgnini, essenciais para a agricultura como micro-açudes, drenagens, irrigação, horas-máquina, aliada a pouca participação do Governo Municipal quando se trata de apoio aos produtores em relação a construção do asfalto, fazem com que os moradores queiram se desanexar de Farroupilha. Em Pinto Bandeira estes auxílios aos agricultores são cedidos com maior facilidade e frequência.
“Nós precisamos fazer de tudo para que o Prefeito saia do seu gabinete, saia dos seus shows. Precisamos que ele seja o prefeito, precisamos que ele fique em Farroupilha e que visite os agricultores”, ressaltou.
A falta de uma proposta concreta em relação a agricultura no município também foi destacada para que a decisão de se juntar ao município vizinho ganhe força.
Severgnini ainda deu um norte de como a situação dos moradores do 2º Distrito pode ser contornada:
“Eu sugiro o seguinte, vou fazer um desafio inclusive, que o prefeito faça 10km de asfalto naquela região, por que nós fizemos 20km em oito anos. Que ele faça 10km de asfalto em quatro anos, que ele aumente o investimento lá por e dinheiro tem por que ele mesmo diz que tem dinheiro sobrando, a Prefeitura de Farroupilha deve estar chegando em R$ 80 milhões de dinheiro em caixa e não investe, então que ele faça investimento mas não faça apenas na época da eleição e que ele crie, se ainda der tempo, um programa robusto para atendimento aos agricultores através de hora-máquina e de construção de açudes para irrigação”, finalizou o vereador Roque Severgnini.
Na localidade são cultivadas frutas como uva, pêssego, produções de leite e vinho, estas que ajudam a fomentar a economia e até mesmo o turismo na região, uma vez que moradores de cidade vizinhas buscam as regiões para conhecer e ter contato com o trabalho dos agricultores.
A reportagem do Grupo RSCOM entrou em contato com a Prefeitura de Farroupilha para que pudesse contribuir com as explicações da situação dos moradores do 2º Distrito, porém, até o momento, não obtivemos resposta.