Tecnologia

Ar-condicionado: Dicas para economizar energia e os benefícios dos modelos Inverter

Economizar energia com Ar-condicionado
Economizar energia com Ar-condicionado

O verão é uma época de calor intenso no Brasil, o que leva ao aumento do uso de ar-condicionado. No entanto, esse aparelho pode ser um grande vilão da conta de luz. Por isso, é importante adotar algumas medidas para economizar energia com o uso intenso de ar-condicionado no verão.

Aqui estão algumas dicas:

  • Mantenha a temperatura ideal: a temperatura ideal para o ar-condicionado é de 23 a 26 graus Celsius. Ao aumentar a temperatura em apenas 1 grau Celsius, é possível economizar até 10% de energia.
  • Evite abrir a porta ou janela quando o aparelho estiver ligado: cada vez que a porta ou janela é aberta, o ar frio é perdido e o aparelho precisa trabalhar mais para manter a temperatura.
  • Instale cortinas ou persianas nas janelas: as cortinas ou persianas ajudam a bloquear a entrada do sol e, consequentemente, diminuem a necessidade de uso do aaparelho.
  • Limpe os filtros  regularmente: filtros sujos impedem que o ar flua livremente, o que aumenta o consumo de energia.
  • Desligue o ar-condicionado quando não estiver usando: mesmo que seja por alguns minutos, desligar o ar-condicionado quando não estiver usando pode ajudar a economizar energia.

Além dessas dicas, também é importante escolher um aparelho eficiente. O selo Procel A garantem a máxima eficiência energática. Adotar essas medidas pode ajudar a reduzir o consumo de energia e, consequentemente, economizar dinheiro na conta de luz.

Outras dicas:

  • Se possível, use o aparelho apenas nos ambientes que estão sendo utilizados.
  • Considere instalar um ventilador de teto para complementar o uso do ar-condicionado.
  • Aproveite a ventilação natural durante a noite, quando as temperaturas são mais amenas.
Economizar energia com Ar-condicionado
Economizar energia com Ar-condicionado

Ar-Condicionado Inverter : benefícios

Os aparelhos com função inverter são mais eficientes do que os ar-condicionados convencionais, o que significa que eles consomem menos energia para manter a temperatura ambiente desejada. Essa eficiência é possível graças a um compressor que funciona em rotação variável, ao contrário dos compressores convencionais, que funcionam em rotação fixa.

Quando um ar-condicionado convencional é ligado, o compressor funciona na velocidade máxima para resfriar o ambiente o mais rápido possível. Depois que a temperatura desejada é atingida, o compressor entra em modo de espera, mas continua funcionando em baixa velocidade para manter a temperatura. Isso significa que o compressor está sempre consumindo energia, mesmo que seja em baixa velocidade.

Já nos aparelhos com função inverter, o compressor funciona em rotação variável, o que significa que ele pode ajustar sua velocidade de acordo com a necessidade. Quando o ambiente está muito quente, o compressor funciona em alta velocidade para resfriar o ambiente rapidamente. Depois que a temperatura desejada é atingida, o compressor reduz sua velocidade para manter a temperatura. Isso significa que o compressor só está consumindo energia quando é necessário, o que resulta em maior eficiência energética.

A economia de energia com a função inverter pode chegar a 40% em comparação com os ar-condicionados convencionais. Isso significa que, ao escolher um ar-condicionado com função inverter, é possível economizar dinheiro na conta de luz e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Clique  aqui para mais notícias