Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (6), a Juíza Eleitoral da 16ª ZE (Coordenação Administrativa), Dra. Luciana Fedrizzi Rizzon, compartilhou algumas das alterações que serão implementadas nas eleições deste ano em Caxias do Sul.
Por questões sanitárias relacionadas à pandemia, o uso de máscaras será obrigatório em todos os locais de votação. Os eleitores não serão autorizados a entrar nas escolas e demais localidades se não estiverem utilizando o item adequadamente.
Internamente, os locais estarão demarcados para facilitar o distanciamento de 1 metro entre os eleitores. Serão utilizados adesivos demarcando o lugar onde cada pessoa deve ficar.
Em caso de filas muito extensas ou superlotação dos locais de votação, será solicitado que os eleitores aguardem do lado de fora, para evitar aglomeração nos locais fechados.
A Juíza ainda ressalta que todos os eleitores devem conferir com antecedência no aplicativo E-Título o número da sua zona eleitoral, pois podem haver alterações no número das salas. Isso acontece pois o Rio Grande do Sul precisou emprestar urnas eletrônicas para outros estados, fazendo com que fosse necessário transferir algumas pessoas de uma zona para outra. Essa alteração ocorrerá apenas nas eleições deste ano.
Vale ressaltar que o número atualizado da seção eleitoral já está disponível no aplicativo E-Título.
Todas as seções eleitorais terão vidros de álcool em gel, tanto para os mesários, quanto para os eleitores, possibilitando a esterilização antes e após a apresentação de documentos e assinatura da ata. Mesmo assim, é recomendado que cada pessoa leve sua própria caneta de casa, para evitar o compartilhamento do objeto.
Neste ano as eleições iniciarão uma hora antes, as 7h da manhã. A adaptação foi feita devido ao tempo extra para cumprir corretamente todos os cuidados de segurança e prevenção.
O horário entre 7h e 10h será preferencial para idosos e pessoas com doenças consideradas de risco. Os demais eleitores poderão votar entre esses horários, mas a preferência será dada aos integrantes do grupo de risco.
A biometria não será cobrada neste ano, por questões sanitárias. Isso acontece pois o aparelho utilizado não pode ser esterilizado com álcool tantas vezes quanto seria necessário.
Cada mesário receberá um kit com antecedência, contendo toda a demarcação de distanciamento, fitas para garantir também o distanciamento entre mesários e eleitores, além de cartazes que serão colocados nas paredes, contendo todas as regras de segurança, protetores de rosto e proteções para o caderno de votação.
Justificativa
A justificativa para quem mora em uma cidade diferente da sua zona eleitoral poderá ser feita de forma digital, por meio do aplicativo E-Título. Os eleitores podem justificar sua ausência nas eleições a partir das 7h do dia 15 de novembro.
Já para pessoas que moram na cidade onde votam, mas por algum motivo, seja viagem, trabalho ou doença, não puderam votar, a justificativa poderá ser feita no site ou no aplicativo E-Título a partir do dia 16, até 60 dia após a eleição.
Mesmo com a indicação de que a justificativa seja feita de forma online, será possível justificar em qualquer sessão eleitoral, mas não é o recomendado.