Os eleitores caxienses que ainda necessitam regularizar o título eleitoral serão atendidos exclusivamente por meio de agendamento partir desta segunda-feira (16). Conforme o chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, serão 20 agendamentos por hora, totalizando 140 por dia.
A medida foi tomada para diminuir o acúmulo de pessoas na sala de espera do local e inibir a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). A alteração no atendimento segue orientação da presidência para todos os cartórios eleitorais, centrais e postos de atendimento ao eleitor do país.
Borowski ainda salienta que a média de atendimentos diários tem sido abaixo de 120 eleitores, no entanto, no primeiro horário, 12h, acontece o acúmulo na sala de espera, esvaziando a partir da metade da tarde. Os eleitores que chegarem e não tiver horário para atendimento serão remanejados para horários futuros.
O prazo para regularização do título de eleitor para o pleito de outubro termina no dia 6 de maio.
Confira nota do tribunal regional eleitoral
Considerando a imediata necessidade de estabelecer medidas de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19), a Presidência do TRE-RS orienta aos Cartórios Eleitorais, Centrais e Postos de Atendimento ao Eleitor que, a partir da próxima segunda-feira, 16 de março, o atendimento seja realizado somente mediante agendamento.
Situações excepcionais devem ser apreciadas pelos respectivos juízes eleitorais. Medidas adicionais serão levadas à deliberação do Tribunal na Sessão do dia 16/03, e serão comunicadas, com a máxima celeridade, a todos os interessados.