LIVRO E LEITURA

Feira do Livro de Garibaldi homenageia os 150 anos da imigração italiana no RS

Egui Baldasso será o patrono da Feira do Livro de Garibaldi, que ocorre de 22 a 25 de outubro

Egui Baldasso será o patrono da Feira do Livro de Garibaldi. Foto: Talita Accadrolli/Divulgação.
Egui Baldasso será o patrono da Feira do Livro de Garibaldi. Foto: Talita Accadrolli/Divulgação.

Com o mote dos 150 anos da imigração italiana no estado, a Feira do Livro de Garibaldi já tem data marcada: será de 22 a 25 de outubro. O patrono do evento literário deste ano também já foi definido e será o jornalista, escritor e palestrante Egui Baldasso. 

A escolha do autor vai ao encontro do tema da edição “Rabiscos de Memórias: 150 anos de histórias, sonhos e poesia italiana no Sul”, afinal, o eleito é autor de quatro obras, sendo a sua pioneira na literatura “Sequência e Rabiscos”, que se conecta diretamente a temática, que visa a valorização do sesquicentenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul — marco identitário para Garibaldi e diversos municípios da região.

O patrono, que se diz honrado com o convite, comenta que seu trabalho é calçado nas experiências de pessoas reais que migram e integram o cotidano.

“A carreira de escritor e palestrante que venho construindo é toda baseada na forma como consigo colocar no papel cada detalhe do cotidiano e das pessoas que chegam. É uma honra receber um convite tão especial como esse, ainda mais em um município que incentiva tanto a cultura e os valores locais. Tudo isso no ano que comemoramos 150 anos da Imigração Italiano no RS, marco da nossa região, é um pacote completo de felicidade”, destaca Egui.

Celebração da Cultura e História em Garibaldi

A Feira do Livro de Garibaldi apresenta uma extensa programação gratuita que inclui palestras, rodas de conversa com autores locais, oficinas e as tradicionais bancas de livros para todos os gostos e idades. Afinal, a ideia é propor uma celebração coletiva da cultura, da leitura e das raízes históricas do município.

As atividades iniciam pela manhã, com foco no público estudantil, e se estendem até a noite, com atrações para toda a comunidade.

Neste ano, o evento também vai prestar uma homenagem especial ao músico e compositor Valmor Marasca, figura emblemática da cena cultural garibaldense. Com mais de quatro décadas dedicadas à música, Marasca é reconhecido por preservar e difundir a tradição italiana por meio de suas composições em talian, dialeto trazido pelos imigrantes e mantido vivo por meio da arte.

Feira do Livro de Garibaldi – Edição de 2025

O prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini destaca a relevância do evento para o calendário do Município, bem como a expectativa em relação a edição.

“A Feira do Livro é um dos momentos mais bonitos do nosso calendário cultural. É quando a cidade se encontra com suas próprias histórias, com a sensibilidade dos autores e com o poder transformador da leitura. Em um ano tão simbólico como este, celebrando a imigração italiana e tudo o que ela representa para Garibaldi, temos a certeza de que será uma edição ainda mais emocionante e significativa”, afirma o prefeito .

A Feira do Livro Municipal de 2025 é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio das secretarias de Turismo e Cultura e Educação.