
Neste domingo (5), o cantor Belo fez uma revelação que os antigos fãs da banda Soweto esperavam. No Domingão com Huck, Belo garantiu que uma turnê de reencontro com o Soweto está próxima, e os shows serão a celebração dos 30 anos de sua carreira e da banda que o apresentou ao Brasil na década de 1990.
“Eu tinha que fazer essa comemoração. O pagode hoje em dia é pautado nessa coisa do(s anos) 90, né? O 90 foi uma sensação de grupos que estouraram e trouxeram muitas músicas e eu acho que tinha que fazer essa celebração. O Thiaguinho canta tanta coisa do Soweto, a Ludmilla canta tanta coisa do Soweto”, explicou.
O Grupo Soweto é uma banda de pagode brasileira que foi fundada em 1991, em Itaquera, na zona leste de São Paulo. O grupo é formado por Robson Buiú (percussão), Criseverton (percussão e vocal), Claudinho (vocal), Digo (vocal) e Marcinho (guitarra).
Em 1993, Robson Buiú convidou seu amigo de infância, o cantor Belo, para fazer parte do conjunto, juntando-se a Claudinho de Oliveira, Criseverton, Marcinho e Digo. O primeiro nome do conjunto foi Nó na Madeira, e posteriormente, passou a ser chamado de Sob Medida, e finalmente Soweto.
Com a entrada de Belo, o Soweto ganhou um novo vocalista com uma voz marcante e carismática. Belo contribuiu para o sucesso do grupo com músicas como “A Gente Tem Que Dar Valor”, “Quando Eu Te Vi”, “Deixa a Vida Me Levar” e “É Pra Você”.
Em 2000, Belo deixou o Soweto para seguir carreira solo e o grupo seguiu sua carreria até hoje.