Nesta quarta-feira (20), Anita Caroline Ornelio, com apenas 1 mês e 5 dias de vida, veio a falecer no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Ela foi enterrada no cemitério Nossa Senhora do Carmo em Pinto Bandeira também no dia 20.
Conforme informações, a vítima foi atendida com problemas respiratórios por um médico pediatra ainda no dia 12 de dezembro, no Pronto Atendimento da Zona Norte, no Bairro São Roque, sendo a família orientada e a criança medicada. Posteriormente o bebê deu entrada novamente no dia 18, desta vez na UPA do bairro Botafogo. Lá recebeu atendimento e medicação, porém não foram realizados exames específicos.
Na terça-feira, dia 19, ela retornou à UPA 24 horas com quadro clínico grave sendo transferida para o Hospital Tacchini, onde recebeu atendimento dos profissionais no hospital. No local, foi constatado que a neném estava com pneumonia e uma bactéria nos pulmões, porém após algumas horas apresentou piora e veio a óbito com uma parada cardiorrespiratória. A família irá registrar o caso na Polícia Civil.
Nas redes sociais e em grupos de mensagens, circula um texto pedindo justiça por Anita Carolina, em meio a alegações de negligência médica. Críticas diretas foram feitas ao Secretário de Saúde, apontando a falta de equipamentos fundamentais, como laboratório e máquina de Raio X, além de longas filas e demoras em consultas, exames e cirurgias. “Até quando vamos ter que implorar por um Pediatra 24 Horas na UBS de São Roque”, diz a mensagem.
Em resposta às críticas, a Secretaria de Saúde afirmou estar analisando os registros médicos para esclarecer todos os aspectos do atendimento prestado à criança. Além disso, reforçaram o compromisso em fornecer informações à família e à comunidade, se colocando à disposição para esclarecimentos adicionais.
Nota da Secretaria:
A Secretaria da Saúde (SMS) lamenta profundamente e se solidariza com a família do bebê, falecido nesta quarta-feira (20), no Hospital Tacchini.
O paciente foi atendido no dia 12 no PA Zona Norte pelo médico pediatra, a família foi orientada e a criança medicada. Posteriormente deu entrada, no dia 18, e recebeu o atendimento e medicação. No dia 19 de dezembro retornou à UPA no Botafogo, sendo transferida para o Hospital Tacchini, onde recebeu atendimento dos profissionais no hospital, porém após algumas horas apresentou piora no quadro clínico e infelizmente veio a óbito.
Mais uma vez, a Secretaria reitera seu profundo pesar e respeito à família. E se coloca à disposição para qualquer informação. Paralelamente está realizando a verificação dos prontuários médicos.