Brasil

Alexandre de Moraes critica manifestações pós-eleições

Presidente do TSE também apresentou números do segundo turno

Alexandre de Moraes libera mais 130 presos por atos de 8 de janeiro

Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fez críticas as manifestações que ocorrem em todo o país desde o último domingo (30). O pronunciamento veio nesta quinta-feira (3), quando apresentou balanço do segundo turno das eleições gerais no país.

Durante discurso, classificou os bloqueios nas rodovias como ilícitos, antidemocráticos e criminosos, além de defender o sistema eleitoral brasileiro e o uso das urnas eletrônicas na manutenção do processo democrático.

“O vencedor será diplomado até dia 19 de dezembro e tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023. Isso é democracia. Isso é alternância de poder. Isso é estado republicano”, afirmou Moraes.

O ministro também classificou que as eleições foram limpas e transparentes, e que nenhum órgão de fiscalização encontrou divergências na votação. Afirmou que não se pode duvidar de resultados democraticamente divulgados.

“Não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado, com movimentos ilícitos, com movimentos antidemocráticos, com movimentos criminosos que serão combatidos e os responsáveis por esses movimentos antidemocráticos serão apurados e responsabilizados com base na lei”.

Moraes ainda enfatizou que “a democracia venceu novamente no Brasil” e parabenizou os servidores da Justiça Eleitoral em todo o país e, principalmente, “as eleitoras e os eleitores que, em sua maioria massacrante, são democratas, acreditam na democracia, acreditam no estado de direito, compareceram, votaram em seus candidatos e aceitaram democraticamente o resultado das eleições”, ressaltou.

Números das eleições

Ao destacar os números do segundo turno das Eleições 2022, o maior pleito em 90 anos de existência da Justiça Eleitoral (JE), Moraes reforçou que o Tribunal concluiu a totalização de todos os votos aos 18 minutos de segunda-feira (1º), sendo que às 19h58min, com 98% dos votos apurados, já havia proclamado o resultado com o vencedor matematicamente eleito.

“Em 2022, novamente, a Justiça Eleitoral reafirma o que eu venho dizendo há algum tempo: somos uma das quatro maiores democracias do mundo, a única que proclama o resultado no mesmo dia. Nas eleições de 2022, três horas após o final da eleição nós já sabíamos quem será o novo presidente da República”.

Moraes citou que houve um comparecimento de 79, 41% do eleitorado, equivalente a cerca de 125 milhões de eleitores compareceram às urnas e o menor índice de abstenção do segundo turno em relação ao primeiro turno, pela primeira vez nas últimas cinco eleições, bem como um número mais baixo de votos brancos e nulos, demonstrando efetivamente a participação maciça do eleitorado brasileiro.

“As eleitoras e os eleitores demonstraram novamente a total confiança das urnas eletrônicas comparecendo, escolhendo seus candidatos e participando da festa da democracia”, afirmou.

O presidente da Corte Eleitoral salientou e agradeceu a participação de todas as missões de observação eleitoral que participaram do pleito de 2022 e que já publicaram relatórios em que reiteram a total confiabilidade no sistema eleitoral brasileiro e nas urnas eletrônicas.

 

Com informações: Jovem Pan e TSE