Bento Gonçalves

Abertura da Vindima e da Colheita da Uva no Estado acontece nesta quinta-feira (18), em Bento Gonçalves

O evento será realizado às 16 horas, no Distrito de Tuiuty; A atividade também conta com colheita, pisa e benção das uvas

Foto: Ilustrativa/Divulgação
Foto: Ilustrativa/Divulgação


A abertura oficial da colheita da uva no Rio Grande do Sul – com participação do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes – acontece nesta quinta-feira (18), às 16h, no Distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves. Na mesma cerimônia, será realizada a abertura da vindima do município, com apresentação do grupo Coral Imigrante. A atividade também conta com colheita, pisa e benção das uvas.

Bento em Vindima

O Bento em Vindima acontece de 18 de janeiro a 17 de março com intensa programação na cidade e interior.

Com as Secretarias de Turismo, Agricultura e Cultura a frente do evento, a programação conta com atrações na cidade e no interior, além do desfile cênico que vai trazer para Via del Vino a cultura e reforçar a tradição.

Na programação do evento o, tradicional, Armazém da Vindima, que será realizado, em janeiro, nos dias 20 e 21, 27 e 28, na Via del Vino, com uma programação de shows, gastronomia típica, artesanato e a presença do Bodegão da Fenavinho.

O interior também vai contar com eventos típicos nos dias 03 de fevereiro (São Pedro), 24 de fevereiro (Faria Lemos), 02 de março (Vale dos Vinhedos), e 09 de março (Tuiuty).

Colheita da Uva

O Rio Grande do Sul teve uma produção de 907,66 mil toneladas de uvas, com uma área colhida de 47,15 mil hectares, de acordo com dados da Radiografia da Agropecuária Gaúcha de 2023. Os maiores produtores de uvas de mesa são Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha, e da indústria Flores da Cunha, Bento Gonçalves e Farroupilha.

Porém, neste ano, a safra da uva iniciou-se sob a expectativa de uma redução no volume, influenciada pelos efeitos climáticos do El Niño, que resultaram em elevados níveis de umidade e chuvas intensas. As cooperativas vinícolas da Serra já estão recebendo a produção para processamento, projetando quebras variáveis em relação à safra de 2023. No entanto, é importante destacar que a qualidade e a sanidade das frutas mantêm-se dentro dos padrões.

Veja também:

Safra gaúcha de uva começa com projeção de quebra por efeitos do El Niño

Safra da Uva: Desafios climáticos causam diminuição na produção e demandam cuidados extras no tratamento das videiras, em Bento Gonçalves