Tecnologia

3 registros incríveis do Telescópio James Webb em 2023

Herbig-Haro - Foto: NASA
Herbig-Haro - Foto: NASA

O telescópio Espacial James Webb começou a enviar suas imagens incríveis do espaço em junho de 2022, mudando a forma como os astrônomos estudavam os detalhes além da via láctea, já que a qualidade de suas imagens é incrível. O mateiral produzido pelo telescópio já resultou em inúmeras publicações científicas. Conheça agora 3 destas incríveis imagens do espaço.

Nebulosa de Órion fotografada pelo James Webb

A foto da Nebulosa de Órion foi registrada pelo James Webb em junho de 2023 e mostra seus detalhes de forma incrível. Na imagem, ela aparece na diagonal, sendo possível ver um disco protoplanetário de formação de novos planetas. A nebulosa está bem longe, a 1.350 anos-luz de distância de Orion. Ela é vermelha e fria, e suas condições são semelhantes as que o Sol experimentou no início da sua existência. O que chama a atenção é a identificação de um composto de carbono e hidrogênio, chamado cátion metil (CH3+), o que pode sugerir a presença de outras substâncias químicas importantes para o desenvolvimento de vida naquele ambiente.

Nebulosa de Órion por James Webb - Foto: NASA
Nebulosa de Órion por James Webb – Foto: NASA

Herbig-Haro 211

O registro da Herbig-Haro, uma estrela em formação também conhecida como HH 211, foi feito no mês de setembro. O HH 211 está a aproximadamente mil anos-luz da Terra, na constelação de Perseus. A dupla de jatos capturados na imagens é fruto do seu desenvolvimento, e se deslocam rapidamente, formando uma corrente protoestelar, a propósito, uma das mais próximas do nosso planeta.

Herbig-Haro - Foto: NASA
Herbig-Haro – Foto: NASA

Nebulosa do Carangueijo

Em outubro, o Telescópio Especial James Webb capturou uma foto da Nebulosa do Caranguejo. O que chama a atenção no registro é um pequeno ponto brilhante, que os astrônomos garantem ser uma pequena estrela de nêutrons, deixada para trás após uma explosão de supernova. A “pequena” estrela de nêutrons tem poderosos campos magnéticos masrcados por linhas brancas que quando giram, emitem radiação de síncotron, que parece ser uma fumaça presente na foto.

Clique  aqui para mais notícias