O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RS), Carlos Cini Marchionatti, foi convocado para integrar a 2ª Seção e a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a partir desta segunda-feira (9). A solicitação foi encaminhada à presidência da Corte gaúcha pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin.
A convocação é por prazo indeterminado. Marchionatti vai substituir Marco Aurélio Bellizze , que foi transferido para a 1ª Seção e a 2ª Turma.
A última vez que um desembargador gaúcho havia sido convocado para atuar como magistrado no STJ foi em 2009. Naquela oportunidade, o desembargador aposentado Vasco Della Giustina foi chamado, permanecendo na Corte até 2011.
Conheça Marchionatti
O desembargador Carlos Marchionatti é natural de Carazinho/RS, na região Noroeste do Estado. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, formado em 1976. Ingressou na magistratura como Pretor em 1985, na comarca de Alegrete.
Juiz de Direito a partir de 1986, atuou junto às comarcas de Palmeira das Missões, Faxinal do Soturno, Arroio Grande, Montenegro e Porto Alegre. Atuou como juiz-corregedor e jurisdicionou no Serviço de Plantão e na Vara dos Registros Públicos da Capital.
Em dezembro de 1999 passou a desempenhar suas atividades como juiz convocado no TJ, na Câmara Especial Criminal. Foi promovido a desembargador em junho de 2001. Foi Corregedor Regional Eleitoral do TRE, inicialmente como substituto na classe dos Desembargadores.
Entre maio de 2016 e maio de 2017 foi Vice-presidente, Corregedor Regional Eleitoral e Ouvidor do TRE-RS. Em maio de 2017 assumiu a Presidência do TRE, permanecendo no cargo até maio de 2018.
Atualmente estava presidindo a 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS. Marchionatti é especialista em Ciências Criminais e Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí.