A partida diante do Santos foi bastante complicada para o Grêmio na última rodada do Campeonato Brasileiro. Além da derrota de virada por 2×1 e da perda de sua posição no grupo dos quatro melhores, a equipe terá desfalques para o próximo jogo diante do Cruzeiro.
Os problemas começam ainda fora do campo, na casa-mata. O técnico Renato Portaluppi acabou sendo expulso durante o jogo, e não comandará o time. Quem deve estar na beira do campo é o auxiliar Alexandre Mendes.
Dentro das quatro linhas, o lateral-esquerdo Reinaldo e o zagueiro Gustavo Martins também estão fora. O primeiro tomou dois cartões amarelos na Vila Belmiro e acabou sendo expulso. Cuiabano deve entrar na vaga. O zagueiro reserva Gustavo Martins está fora pela soma de três cartões amarelos.
Para o jogo contra os mineiros na Arena, a partir das 19h de domingo (27), a boa notícia fica pela volta de suspensão do meia paraguaio Villasanti e do centroavante uruguaio Luis Suárez. Após sofrer uma fratura na mão direita, Kannemann também está à disposição. Bruno Uvini está de volta após se recuperar de problema muscular. Na tabela de classificação, o Grêmio está na quinta posição com 33 pontos conquistados.