PREOCUPAÇÃO

Dossiê retrata crise nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul

Pesquisa realizada pelo Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul visitou 429 escolas em 153 municípios

Assembleia
Foto: Marcelo Oliveira / ALRS

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, recebeu a pesquisa intitulada Radar, realizada pelo Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS Sindicato), sobre a situação da rede estadual de ensino. O dossiê foi apresentado na manhã desta quarta-feira (25) pela presidente do CPERS, Rosane Terezinha Zan, ao chefe do Parlamento gaúcho, e revela problemas estruturais nas escolas do Estado, além do déficit de profissionais da educação.

Pepe Vargas disse que a Assembleia Legislativa tem se dedicado ao trabalho em prol do acesso ao ensino de qualidade, o qual é de extrema importância para formação dos cidadãos e para o desenvolvimento do Estado.

A pesquisa foi realizada entre 27 de fevereiro e 20 de março de 2025, paralelamente à Caravana do CPERS, que visitou 429 escolas em 153 municípios. De acordo com o levantamento, faltam ao menos 1.634 profissionais nas escolas estaduais, entre docentes, funcionários e especialistas. São 660 professores, 544 funcionários e 430 especialistas. Entre as disciplinas com maior déficit de docentes, Inglês lidera a lista, com 58 vagas em aberto, seguida por Matemática (45), Educação Física (34) e Língua Portuguesa (27). Também faltam professores de Artes (22), Física (18), Geografia (18), Ciências (15), História (15), Biologia (14) e Espanhol (11).

Problemas Estruturais e Déficit de Profissionais

Quanto às condições estruturais das instituições, foram constatados problemas como rede elétrica, telhados danificados, infiltrações, falhas hidráulicas, obras atrasadas e muros em risco de desabamento. A pesquisa aponta ainda que muitas escolas não possuem rede elétrica com capacidade para suportar o uso de equipamentos eletrônicos.

Em relação à climatização, 117 escolas afirmaram não ter ventiladores, e 143 disseram contar com o equipamento apenas em alguns espaços. Sobre a presença de ar-condicionado, 242 escolas informaram não possuir nenhum aparelho, enquanto outras 92 afirmaram contar com o equipamento apenas em parte das dependências.

Impacto das Enchentes nas Escolas

O levantamento revelou ainda que 63 escolas foram atingidas pelas enchentes e, até o momento, 17 ainda aguardam a conclusão de obras para recuperação.