A Clínica de Anestesiologia de Bento Gonçalves acaba de celebrar um momento importante. Trata-se da obtenção da Acreditação ACSA – Agência de Calidad Sanitaria de Andalucia, responsável por uma das Acreditações europeias de maior relevância no mundo e representada no Brasil pela IBES.
A Clínica de Anestesiologia e Tratamento da Dor, é a primeira da região sul do Brasil e a quarta no país a receber tal reconhecimento. A equipe é composta por 22 profissionais/sócios, com previsão de ampliação para 26 anestesistas até o próximo ano.
Conforme o anestesista Laurindo de Almeida, um dos gestores da equipe, o trabalho em busca da Acreditação iniciou ainda em 2019 quando estava sendo definido o planejamento estratégico para os anos seguintes. “Entendíamos que era necessário trazer uma experiência mais satisfatória aos pacientes, queríamos agregar valor ao nosso trabalho e isto passa pelo trinômio de ofertar uma boa experiência, com bom desfecho no tratamento e com custo compatível”, resume.
Acolhimento e boa experiência
A Acreditação na área da saúde se assemelha ao certificado ISO nas indústrias, onde há uma padronização nos procedimentos. Laurindo cita o exemplo da Acreditação ONA do hospital Tacchini.
Neste novo momento toda a equipe médica vai ter um mesmo padrão no atendimento. Também os espaços físicos foram adequados com, por exemplo, área kids, novo espaço de acolhimento ou ainda melhorias no site com botão que permite ao cliente a marcação da consulta prévia ao procedimento indicado. Houve também adequação à nova lei de proteção de dados (LGPD), entre outras melhorias.
A obtenção do certificado foi comemorada na noite de quarta-feira 11 e contou com a presença do prefeito Diogo Siqueira, do vereador Tiago Fabris, do dr. Luis César, diretor do Tachimed, e das dras. Nicole e Miriam, respectivamente diretoras médicas dos hospitais Tacchini e São Roque, de Carlos Barbosa, o diretor clínico do Hospital Tacchini dr. Mário e Presidente da AMEB dr Nury. Além deles os colaboradores e sócios da Clínica e seus cônjuges. A Acreditação ACSA tem validade de cinco anos quando necessita de revalidação.